Academia Brasileira de Ciências dará Aula Magna do Programa de Iniciação Científica 2023 

Compartilhar

Primeira mulher à frente da ABC, Helena Nader é exemplo de vocação para Ciência bem como de liderança feminina

Inspiração para a Ciência brasileira, a primeira mulher a presidir a centenária Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, abrirá os trabalhos do Programa de Iniciação Científica (PIC) 2023 da Prefeitura de Maricá. A convite do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), que desenvolve o projeto, a biomédica dará as boas-vindas aos alunos e professores orientadores, em uma Aula Magna.

Compondo a agenda comemorativa dos 209 anos da cidade de Maricá, o evento será na próxima quinta-feira (25/5), às 10h, no auditório do ICTIM. A cerimônia marca a chegada dos 56 alunos do Passaporte Universitário e 14 professores orientadores.

“Maricá vem buscando, através da Iniciação Científica, despertar a atenção das pessoas na busca de soluções para as questões da cidade. É uma honra receber, no aniversário de Maricá, a Dra. Helena Nader, que é um exemplo de vocação para a Ciência brasileira. Sua voz se soma ao desafio de dar ao setor o protagonismo que ele merece”, ressalta o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

Nesta segunda edição do PIC, 99 estudantes participantes do Passaporte Universitário concorreram a 56 bolsas no valor de R$ 600,00 mensais. Para entrar na disputa, os interessados se inscreveram de acordo com as áreas de interesse apontadas pelos orientadores selecionados.

Já na concorrência pelas 14 vagas de professores orientadores, exclusivas aos servidores públicos municipais, o PIC recebeu 44 inscrições. Os selecionados receberão R$ 3.700 por mês, valor fixado pela política de bolsas do ICTIM.

Para esta edição, os alunos desenvolverão seus projetos nas seguintes áreas de interesse: formação de recursos humanos e vocações territoriais; tecnologia da informação e inovação social; agricultura familiar e urbana, pesca e aquicultura, agroecologia; rede básica, cidadania e moeda social; saúde pública e cidadania.

“A primeira edição do PIC nos trouxe mais do que uma lição, mas a missão de que precisávamos continuar imbuídos de revelar o potencial científico de Maricá. Dar sequência, agora mais maduros nesse processo, garante a consolidação do programa e uma mobilização contínua da comunidade pensando soluções para a cidade”, destaca o diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos.

Vale ressaltar que o desenvolvimento do PIC é direcionado aos desafios da Estratégia Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (Emcti) e à Política de Inovação do ICTIM. 

Acompanhando a presidente da ABC, durante a visita a Maricá, estarão a diretora Maria Domingues Vargas e a equipe técnico-administrativa: o gerente administrativo Fernando Carlos Azeredo Verissimo; a secretária executiva de Programas Nacionais, Gabriella Fialho de Mello; a gerente de Comunicação, Elisa Oswaldo Cruz Marinho; e o secretário executivo de Relações Internacionais, Marcos Cortesão Barnsley Scheuenstuhl.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *