Com o objetivo de ser referência na utilização dos veículos que circularão sem emissão de carbono, Maricá está cada vez mais perto de modernizar a frota de ônibus municipais, através de veículos sustentáveis. Na quinta-feira (28/04), o diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, esteve na sede da empresa Tracel acompanhando o processo de conversão do ônibus híbrido elétrico/diesel.
A renovação da frota dos ônibus tarifa zero, conhecidos como “vermelhinhos”, reduzirão o impacto ambiental e aumentarão a eficiência energética. “Nosso objetivo é limpar a matriz energética da frota municipal de ônibus e ao mesmo tempo, desenvolver um moderno parque industrial na cidade, gerando emprego e renda e fortalecendo alternativas de financiamento das políticas públicas municipais através da arrecadação de royalties gerados pelas patentes resultantes do projeto”, diz Pansera.
No projeto consta a preparação tecnológica de protótipo de ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, e o desenvolvimento científico-tecnológico incremental de protótipo de ônibus híbrido elétrico-etanol e de protótipo de ônibus com tração 100% elétrica.
Pelo cronograma do contrato, até junho a empresa Tracel irá instalar seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Maricá. Já em julho o primeiro dos três ônibus contratados começará a rodar em regime de testes na frota da EPT.
O projeto envolve o ICTIM, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, a Empresa Pública de Transportes (EPT) com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e a Empresa Tracel, que, juntos, financiam um ousado processo de pesquisa para veículos de transporte coletivo com energia verde.
Vale ressaltar que o projeto prevê também a implantação de infraestrutura no município para a operação dos veículos, que consiste na instalação e operacionalização de três postos de abastecimento elétrico. Será ainda montada infraestrutura adaptada ao abastecimento com hidrogênio através da compra desse combustível de empresa especializada.