PRESIDÊNCIA

Presidente: Cláudio Gimenez
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CLÁUDIO GIMENEZ

PRESIDENTE

CURRÍCULO LATTES

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Nova Iguaçu (Unig) e com mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutorando no programa PEP pela UFRJ, Cláudio Gimenez é professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e professor na Graduação da Uniabeu.

Lecionou como professor assistente da Universidade Estácio de Sá, professor assistente do Centro Universitário da Cidade, professor de Pós-graduação das Faculdades Integradas de Jacarepaguá e professor de Pós-graduação da Universidade Cândido Mendes, além de ter sido coordenador de Pós-graduação da Uniabeu.

O currículo traz experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Projetos Educacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: Desenvolvimento de Sistemas da Informação, Ambiente Web, Documentação e Implantação de Sistemas Orientados a Objeto, Tecnologias Educacionais como pesquisador vinculado à Faperj.
Destaque, ainda, para sua experiência na área de Gestão Pública, como diretor de Formação Inicial e Continuada da Rede Faetec e diretor de Gestão Institucional da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
No currículo, traz também a capacitação em Parcerias de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Compras Públicas de Inovação (PPIs) e Encomendas Tecnológicas (ETECs), Cláudio Gimenez, em janeiro de 2020, assumiu como diretor de Inovação e Científica no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), onde atuou no desenvolvimento de projetos do Instituto e também integrados a diversas secretarias municipais. Em 2 de outubro de 2023, assumiu a Presidência da autarquia.

Chefe de Gabinete: Camila Barboza
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CAMILA BARBOZA

CHEFE DE GABINETE

CURRÍCULO LATTES

Graduada em Engenharia de Produção pela rede de Faculdades Integradas Pitágoras, Pós-graduada em Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica (Ietec) e Gestão Pública pela Faculdade Internacional Signorelli, possui experiência internacional através de intercâmbio no Programa de Inglês e Comunicação pela ILSC Language Schools – Vancouver – Ca.

Possui experiência na carreira pública, onde atuou como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados prestando assessoria político legislativa.
Ainda em sua carreira profissional, exerceu funções na área de Engenharia de Produção em polos industriais e pela Multinacional BR Foods (BRF), atuando na gestão de pessoas, gerenciamento de projetos e gestão de sistemas de produção e operações.

Camila Barboza ingressou no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em 2022, onde atuou como chefe de gabinete da Diretoria de Inovação e Científica e, em novembro de 2023, assumiu a posição de chefe de gabinete da autarquia.

DIRETORIAS EXECUTIVAS

Diretor de Inovação e Científica: Ciro Torres

CIRO TORRES

DIRETOR DE INOVAÇÃO E CIENTÍFICA

CURRÍCULO LATTES

Ciro Torres é professor doutor, pesquisador e consultor no tema Empresas, Estado, Sociedade e Sustentabilidade. Atua na área de Organizações e Estratégia em gestão, ética, empresas e governança, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade corporativa (ESG) há mais de 20 anos.Possui experiência em políticas públicas, ética, cidadania e democratização do orçamento público, além de ter atuado como gestor de equipes e projetos nestas áreas. Graduado pela Universidade Federal Fluminense (1993), fez Mestrado em Ciência Política (Instituições, Políticas Públicas e Interesses) pela UFF em 2000 e concluiu o Doutorado na mesma instituição em 2017.

 

Foi coordenador da área de ética nas organizações e responsabilidade socioambiental empresarial do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) por 12 anos (onde participou da Direção Executiva Ampliada) e tem atuado como professor/palestrante na FGV, IE/UFRJ, FIA/FEA USP e Coppe/UFRJ durante os últimos anos. Foi professor no MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor do IE da UFRJ (Pós) e professor na Pós-graduação em Ajuda Humanitária e Cooperação Internacional no CCE/IRI da PUC .Foi coordenador de Projetos na Ecology & Environmental do Brasil, onde atuou no EIA/RIMA de empresas do setor de energia e mineração nos estados do ES, RJ, MG e PA.Nos últimos anos assessorou empresas em seus Relatórios e Balanços Sociais, GRI (Sustentabilidade) e SA8000 (Certificação). Também atuou como consultor independente de empresas, governos e ONGs na área socioambiental.Atualmente é diretor de Inovação e Científica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e professor na área de Organizações e Estratégia do IAG (Instituto de Administração e Gestão) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde trabalha desde 2001.

 

Diretor de Tecnologia: Marcio Campos

MARCIO CAMPOS

DIRETOR DE TECNOLOGIA

CURRÍCULO LATTES

Formado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) Rio, com intercâmbio pela University of Illinois, Marcio Campos é mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com curso de formação em Gestão Escolar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O currículo traz os cargos de professor e coordenador do curso Técnico em Processamento de Dados do Instituto de Tecnologia ORT, professor e coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NuTI) do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Bennett, professor de disciplina do Centro Universitário da Cidade e da Universidade Gama Filho.

Na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) foi professor, coordenador e diretor do Instituto de Tecnologia do Rio de Janeiro (IST-Rio), diretor do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação de Petrópolis (CPTI-Petrópolis) e diretor de Educação Superior da Rede Faetec (Desup).

No ensino à distância, atuou como tutor e no apoio à coordenação dos cursos da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino, no curso de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Pigead). 

É coprodutor e apresentador do programa Ciência em Movimento, exibido pela TV Rede Petrópolis, sendo a primeira realização no formato de entrevistas voltada para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação. 

Atua na assessoria de projetos direcionados ao Empreendedorismo Intensivo em Conhecimento junto à empresa RioSoft. É diretor do TI Rio. De 2017 a 2020, trabalhou na assessoria de Ciência e Tecnologia na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis.

Com capacitação também em Parcerias de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Compras Públicas de Inovação (PPIs) e Encomendas Tecnológicas (ETECs), Marcio Campos, desde janeiro de 2020, dedica-se aos projetos do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), onde está à frente da Diretoria de Tecnologia.

Diretora de Administração, Orçamento e Finanças: Marcia Souza

MARCIA SOUZA

DIRETORA DE ADMINISTRAÇÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS

CURRÍCULO LATTES

Graduada em Administração e Ciências Contábeis e com mestrado em Controladoria e Gestão Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), possui capacitação em temas como: Políticas Públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação; Integridade Pública; Gerenciamento de Riscos; Gestão por Indicadores, dentre outros. 
 
Servidora do quadro efetivo da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) desde 2005, acumula ao longo da carreira profissional experiência em áreas como: Gestão de Pessoas, Orçamento, Auditoria Interna e Controle Interno, ocupando cargos como diretora administrativa na Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec) e coordenadora-geral de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

 

Mais recentemente ocupou o cargo de superintendente na Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), atuando junto à equipe do Departamento de Controle Interno na formulação de políticas e diretrizes gerais dos processos administrativos da Companhia. 
 
Desde 12 de maio de 2023, ocupa o cargo de diretora de Administração, Orçamento e Finanças do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
Diretora de Controle Interno: Adriana Gonçalves

ADRIANA GONÇALVES

DIRETORA DE CONTROLE INTERNO

CURRÍCULO LATTES

Formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes, em 2018, Adriana Gonçalves, regularmente inscrita na OAB/RJ sob o n° 228.867, possui curso de Pós-graduação em Controladoria Pública e em Direito Público concomitantemente.

Na trajetória, trabalhou no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), onde foi conciliadora atuando diretamente no Juizado Especial Cível de Maricá. Anteriormente, adquiriu experiência também no Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe) e na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPGE-RJ), passando por diversas áreas do Direito, como Cível, Administrativa e Trabalhista.

O currículo traz uma gama de especializações, como os cursos de Auditoria Governamental e Controles Interno e Externo, ministrado pela Consultre, e de Pregoeiros (com operacionalização no Comprasnet) – À Luz das Inovações do Pregão e do SRP, também pela mesma empresa. Nesta última qualificação, foram abordados os principais pontos da Nova Lei 14.133/2021 e do Portal de Compras do Governo Federal.

Com capacitação também em Parcerias de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Compras Públicas de Inovação (PPIs) e Encomendas Tecnológicas (ETECs), Adriana Gonçalves, desde abril de 2020, dedica-se aos projetos do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), onde já exerceu a função de assessora da Diretoria de Administração, Orçamento e Finanças. Em dezembro de 2021, recebeu um novo desafio, ocupando o cargo de diretora de Controle Interno da autarquia.

Diretora Jurídica: Luciana Camargo

LUCIANA CAMARGO

DIRETORA JURÍDICA

Formada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas, em 1998, Luciana de Camargo da Silva, regularmente inscrita na OAB/RJ sob o n° 107.289, possui curso de Pós-graduação em Especialização da Administração Pública, realizado na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Fundação Ceperj), no ano de 2013.

Com experiência profissional adquirida no serviço público/privado há mais de 20 anos, iniciou na Administração Pública atuando como advogada na Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, de 1999 a 2003.

No currículo também o Instituto Vital Brazil S.A, onde atuou como advogada e assessora da Diretoria de Projetos Especiais, entre 2004 e 2005. No Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj), ocupou o cargo de assessora da Diretoria Administrativa e Financeira, no período de 2005 a 2006.

A trajetória passa, ainda, pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), onde exerceu o cargo de assessora técnica da Presidência, de 2007 a 2015. Paralelamente, também dividia seu tempo trabalhando no período noturno, de 2014 a 2015, como Diretora Administrativa e Financeira, na Faculdade Machado de Assis. Já trabalhou também no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, exercendo o cargo de assessora técnica, entre 2015 e 2016.

Toda a sua experiência profissional hoje é somada à equipe do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), onde, de janeiro de 2020 a novembro de 2021, exerceu o cargo de controladora. Desde dezembro de 2021, Luciana Camargo é a diretora Jurídica da autarquia. 

Diretor de Inovação Social: Daniel Campos

DANIEL CAMPOS

DIRETOR DE INOVAÇÃO SOCIAL

Formado em Análise de Sistemas pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj), Daniel Campos adquiriu habilidades técnicas sólidas na área de Tecnologia. Além disso, possui especializações em Administração Pública e Políticas Sociais.

Ao longo de sua carreira, ocupou posições estratégicas em diferentes instituições. Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), atuou como subdiretor geral.

Na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), desempenhou o papel de coordenador de Aquisições, liderando a implementação do sistema de integração dos polos de atendimento.

No Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro),autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, iniciou como assessor da Presidência e, posteriormente, tornou-se chefe de Gabinete.

Desde 3 de março de 2023, ocupa o cargo de chefe de Gabinete no ICTIM e, a partir de 4 de agosto de 2023, assumiu a posição de diretor de Inovação Social.

Diretor de Infraestrutura: Laércio Rocha

LAÉRCIO ROCHA

DIRETOR DE INFRAESTRUTURA

Graduado em Administração de Empresas, pela Faculdade Simonsen/RJ, e em Direito, pela Universo Niterói, Laércio Rocha tem pós-graduação em Logística Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), e Direito do Estado, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É também Oficial de Artilharia na Reserva do Exército Brasileiro.

Gestor em nível de gerência no segmento privado em importantes empresas de mercado como: DeMillus, Kibon, Coca-Cola, Via Show, entre outras, trazendo experiências em soluções integradas na inovação dos processos operacionais em operações logísticas, investigação/prevenção de fraudes, reestruturação e treinamento operacional/administrativo, desenvolvimento de fornecedores e saneamento de contratos.

Destaque, ainda, para sua experiência na Gestão Pública, como diretor de Formação Inicial/Continuada e de Implantação e Logística da Rede Faetec, além de diretor de Recursos Minerais da Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Atualmente, é diretor de Infraestrutura do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Diretora de Incentivo e Preservação da Casa de Cultura: Norma Brum

NORMA BRUM

DIRETORA DE INCENTIVO E PRESERVAÇÃO DA CASA DE CULTURA

Formada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira em 2005, possui Especialização em Leitura e Produção de Textos, além de diversos cursos na área de Administração e Sistemas de Gestão Empresarial.

Com experiência em Administração e Comunicação Empresarial, atuou por mais de 20 anos como analista de RH na Braun Brasil, uma empresa multinacional, líder em tecnologia médica e hospitalar.

Em sua trajetória profissional construiu competências na área de certificações ISO, ministrando treinamentos e liderando equipes.

No Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) exerce a função de diretora de Incentivo e Preservação da Casa de Cultura, cuja missão é promover a mobilização coletiva para valorizar a consciência histórica e o direito ao patrimônio cultural do município de Maricá, por meio da formação e preservação de acervo, ação educativa e construção de conhecimento.