Fazendo parte da programação de aniversário de 208 anos de Maricá, o ônibus híbrido da Empresa Pública de Transportes (EPT) estacionou nesta quinta-feira (26) na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá.
O projeto do ônibus híbrido foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Prefeitura de Maricá. Por meio de um convênio assinado entre a Prefeitura e a Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPE/UFRJ), Maricá será a primeira cidade do país a produzir seus próprios ônibus híbridos movidos à eletricidade e etanol.
Vale destacar que os primeiros ônibus sustentáveis produzidos na cidade serão incorporados à frota da Empresa Pública de Transportes (EPT), e darão início a utilização de ônibus de energia limpa no setor de transporte em toda cidade. Para o prefeito Fabiano Horta, os ônibus dialogam com o projeto de Maricá para o futuro.
” A gente espera brevemente ter encerrado a pesquisa e desenvolver para a frota de Maricá. Para nós é um desafio e Maricá tem enfrentado. O que a gente tá fazendo aqui hoje é nós desafiar de que elementos serão construídos para o futuro. O mando precisa desenvolver uma matriz energética. A gente vem aqui hoje em praça pública, reafirmar essa etapa da pesquisa para desenvolver os ônibus e Maricá investe em uma economia verde, uma economia que se sustente.”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Diego Zeidan também foi conhecer o projeto dos ônibus junto com a população. “O vermelhinho afirma o direito de ir e vir e agora com o vermelhinho sustentável, a gente afirma a importância da sustentabilidade.” O protótipo elétrico-etanol fez o “rolezinho da sustentabilidade” circulando pela cidade. O ônibus ficará até domingo (29/05), das 14h às 17h, na rodoviária de Maricá, para visitação e explicação técnica com a equipe da UFRJ sobre os benefícios do transporte sustentável que vai substituir a frota dos Vermelhinhos Tarifa Zero.
O desenvolvimento é realizado Coppe/UFRJ, por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Empresa Pública de Transportes (EPT).
Igor sardinha, secretário de desenvolvimento econômico, fala sobre a marca que os ônibus sustentáveis trazem no aniversário da cidade. “Quando o país flerta com total desprezo a ciência, Maricá dá um exemplo da importância de se lutar contra tudo isso. A partir de uma matriz poluente que é o petróleo, Maricá transforma em energia verde, não poluente. Estamos trabalhando em três ônibus sustentáveis. A ideia é que esse projeto se conclua em até 2038 e agregar 100% nas linhas da EPT.”, afirma o secretário.
“Nós estamos usando o recurso que seria para comprar ônibus, para fazer ônibus. Esse é um grande dia, apresentar o vermelhinho verde para a população no aniversário de 208 anos.”, afirmou Celso Pansera, diretor-presidente do ICTIM.
A deputada estadual Zeidan também marcou presença e relembrou a história do vermelhinho. “Eu lembro quando Quaquá idealizou colocar ônibus de graça na cidade, nós brigamos e conseguimos. Hoje, estamos apresentando o vermelhinho sustentável. Em uma fase onde o negacionismo impera no país e a ciência não é valorizada, Maricá sai na frente novamente com os ônibus sustentáveis gratuitos para a população e a valorização dos estudos e das universidades.”, ressaltou a deputada.