O segundo dia (28/6) da missão oficial da delegação em Cuba contou com uma visita ao Centro de Imunologia Molecular (CIM), um centro de Pequisa da BioCubaFarma. Na agenda, os representantes de Maricá foram recebidos pelo diretor-geral Eduardo Ojito Magraz, pela gerente médica Gisele Saurez Martinez e pela assessora comercial Patrícia Sierra Blázquez. Vale ressaltar que é o CIM o responsável pela produção de vários produtos farmacêuticos, em especial as vacinas contra a Covid-19 e para alguns tipos câncer como o de pulmão.
Voltado à investigação, à produção e ao desenvolvimento, em especial de produtos naturais e de equipamentos para diagnóstico, o Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNIC) foi o segundo destino no mesmo dia. Na empresa, que integra o Grupo de Indústrias Biotecnológicas e Farmacêuticas (BioCubaFarma), a delegação foi recebida pela diretora adjunta Talena Ledón, pela diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Sarah Mendosa, por Ivone Fernandes e pelo diretor de Segurança e Proteção Vladimir Chang.
O CNIC foi criado por Resolução Presidencial em 1º de julho de 1965, tornando-se o primeiro centro científico multidisciplinar criado pela revolução. O CNIC é, por natureza, uma das principais instituições da indústria biotecnológica cubana, com reconhecido prestígio nacional e internacional.
O último dia da delegação da Prefeitura de Maricá em Cuba foi na quarta-feira (29/6), quando foi realizada uma reunião na BioCubaFarma, na qual foi assinado um amplo acordo que permitirá uma série de ações na área de Saúde. A reunião foi com o presidente Eduardo Martínez Díaz, o diretor Comercial e de Negócios David Roger Curbelo Rodríguez, e a especialista Superior de Negócios Danneris Martínez Domingues. A BioCubaFarma é formada por 45 empresas, 20 unidades de pesquisa e desenvolvimento e 110 plantas de produção. Ao todo, são 19 mil trabalhadores.
Ainda na quarta-feira, a delegação reuniu-se com membros da Cooperativa da Associação Nacional de Pequenos Agricultores (Anap) da Província de Havana. No encontro, o presidente da Anap, Wilsy Carballo Castro, a funcionária da Direção Nacional da Anap, María del Carmen Barroso González.
A delegação fechou a agenda do dia em uma visita ao Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri. À ocasião, os representantes da Prefeitura de Maricá foram recebidos pela diretora Vivian K. Cardella e pelo chefe do Departamento de Ciência e Inovação Jorge F. Nodarse.