Palestras sobre inovação e tecnologia no primeiro dia da Expo Maricá

Compartilhar

Produção de tomates em estufa, aplicativo do projeto Horta em Casa e cursos foram os temas de quinta-feira (10)

A inovação deu o tom das palestras realizadas no primeiro dia da Expo Maricá, a tradicional feira empresarial da cidade, que acontece até sábado (12/11), no Esporte Clube Maricá, no Centro. No auditório principal, o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, o agrônomo e consultor Moshe Gutman e o presidente da Tomates do Brasil, Calmon Cozer, falaram sobre a construção de um ecossistema de alimentos saudáveis em Maricá.

Pesquisador de tomates em Israel, Moshe apresentou as técnicas para produção dos legumes orgânicos em estufas. Segundo o presidente da Tomates do Brasil, a ideia é criar o maior polo de cultivo orgânico do país em Maricá.

“Temos três estufas e nosso objetivo é ensinar os agricultores da região como usar as técnicas e orientá-los para que isso seja expandido em toda região. As estufas são de 500 metros quadrados e é orientada para o pequeno produtor”, disse Calmon.

Celso Pansera explicou que a empresa Tomates do Brasil está trazendo engenheiros com experiência de cultivos em terrenos hostis. “Eles trazem as técnicas de como melhorar a qualidade da semente e produzir um alimento mais saudável e de uma forma mais eficiente”, declarou.

Também foi lançado no estande do ICTIM o número (21) 97278-8344 no aplicativo WhatsApp do projeto Horta em Casa para auxiliar as pessoas a produzirem as próprias hortas. Na primeira etapa será feito um mapeamento dos agricultores com interesse em iniciar produção de alimentos saudáveis no município. Depois, os técnicos da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar) irão nas casas avaliar os terrenos e indicar quais produtos são indicados para o local e, pelo aplicativo, os agricultores receberão todo o suporte de uma equipe especializada em cultivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *