ICTIM e Universidade Rural celebram contrato para desenvolver cultura de cogumelos

Na rota do desenvolvimento agroecológico, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) assinaram contrato, nesta segunda-feira (6/2), para a realização de Encomenda Tecnológica no contexto do programa Bem-viver Alimentar.

Com vigência 2 anos, a Encomenda Tecnológica visa a criação de cogumelos como shitake e shimeji com laboratório em Maricá, e a instalação de seis estufas em residência de família inscritas e selecionadas através do programa Horta em Casa. As famílias farão parte de um processo de pesquisa para o desenvolvimento e produção de cogumelos, recebendo equipamentos, infraestrutura, insumos e serviços de extensão agrícola.

“Estamos tratando de produção de cogumelos em estufa, de uma forma sustentável e com capacidade de financiamento a partir do Banco Mumbuca. A ideia é que seja uma forma de complementação de renda para as famílias de Maricá. Nossa escolha pela Rural foi pela história de produção de conhecimento na área agrícola. A Rural tem ensino de grande reputação no Brasil, e tem especialistas e uma base de produção de sementes e cogumelos para transferir todo esse conhecimento aqui para Maricá”, disse o presidente do ICTIM, Celso Pansera.

O projeto de pesquisa científico-tecnológica sobre o Bem-viver Alimentar é o desenvolvimento de um ecossistema cooperativo alimentar por meio de parcerias com empresas e instituições de ensino para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias na produção de alimentos orgânicos, agroecológicos e da agricultura familiar, permitindo infraestrutura necessária para modernização do processo produtivo local e utilizando práticas sustentáveis em todas as etapas do projeto.

“Para a universidade, esses convênios de parceria com o município e com o desenvolvimento da cidade são fundamentais. Trabalhamos com ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva de desenvolvimento local, de geração de renda e de geração de qualidade de vida melhor para os trabalhadores da região, dando uma longevidade dentro da própria agricultura familiar”, ressaltou o reitor da UFRRJ, Roberto de Souza Rodrigues.

Na reunião estavam presentes o ex-reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, o pesquisador Sael Sánchez Elías, o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez, e o chefe de gabinete da autarquia, Carlos Senna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *