Cibersegurança foi o tema da palestra que o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) promoveu aos colaboradores da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, nesta quarta-feira (14/2).
Ao passo em que a tecnologia facilita muito a vida de todos, a sua crescente presença também traz muitos desafios. Considerando um mundo tecnológico cada vez mais conectado, se faz necessário utilizar ferramentas e estratégias para manter os dados em segurança.
A palestra foi importante para conscientizar os colaboradores sobre a importância dos dados, não só pessoais, mas também os dados produzidos pelo trabalho diário.
Ministrada por Laércio Rocha, assessor da Presidência do ICTIM, a ideia da palestra foi iniciar um movimento para criação de uma cultura de cibersegurança. “Fomentar essa cultura passa pela conscientização e educação do usuário final”, disse Laércio.
Quando se trata de cibersegurança, é importante que sejam consideradas duas dimensões: a segurança cibernética, na qual tratamos exclusivamente das ferramentas que temos para proteção digital (antivírus, backups, verificação em duas etapas, etc), e a segurança da informação, que abarca a segurança cibernética e fatores comportamentais que contribuem para a segurança dos nossos dados (definição de senhas complexas e seguras, não compartilhamento de senhas, ter cuidado ao abrir e-mails e muito mais).