Licenciado do cargo de vice-prefeito, Diego Zeidan, mais novo secretário da Prefeitura do Rio, que levar projetos do ICTIM como exemplos a serem implementados
Mais uma vez, Maricá é exemplo para outras cidades. Recém-empossado como secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio, Diego Zeidan quer levar modelos aplicados na cidade para a capital. Em reunião no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), nesta segunda-feira (27/3), destaque para projetos da autarquia, como o Horta em Casa.
“Maricá tem diversos programas pioneiros além do Mumbuca, uma grande parte deles coordenados pelo ICTIM. Eu, agora na Secretaria no Rio de Janeiro, vim pedir o apoio do ICTIM para que possamos também levar esses projetos para a capital e implementar em outra escala, uma escala ainda maior na capital”, destacou Diego Zeidan.
Durante a conversa, destaque ao Horta em Casa, que é desenvolvido pelo ICTIM em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar). O projeto consiste em mapear agricultores e famílias com interesse em iniciar ou ampliar a produção de alimentos saudáveis no município.
“Já estamos com cerca de 400 famílias em contato com as equipes, ou seja, essa é a demonstração de que há interesse em debater a produção de alimentos saudáveis no contexto urbano do município. Sem dúvida alguma, a capital precisa conhecer esse modelo e o secretário Diego Zeidan nos ajuda muito levando esse trabalho”, ressaltou Carlos Senna, presidente do ICTIM.
Outro destaque na reunião foi a Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!”, projeto cujo objetivo é erradicar o analfabetismo por meio da busca ativa de pessoas que ainda não saibam ler ou escrever na cidade. Levar o modelo para a capital também está na programação do secretário Diego Zeidan. Ele acredita no letramento como uma ferramenta indispensável à construção de um país mais justo e digno.