Com oferta de novos cursos, Qualifica Maricá inicia o ciclo de 2023 com centenas de oportunidades para o maricaense se preparar para o mercado de trabalho
A Prefeitura de Maricá, através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e da Secretaria Municipal de Trabalho, parceria com o Instituto Brasil Social (IBS), inicia, nesta quarta-feira (29/3), as inscrições para o preenchimento de 1.350 vagas em cursos do Qualifica Maricá. Deste quantitativo, 30% das oportunidades são destinadas exclusivamente para participantes dos programas sociais da Prefeitura e para pessoas com deficiência.
O primeiro ciclo de 2023 do Qualifica Maricá inicia com novidades para o cidadão, com a oferta de mais cursos, como o de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, voltado para quem deseja aprender a realizar instalações de placas solares e o de Mecânico de refrigeração e climatização residencial, destinado para quem deseja atuar com instalação e manutenção de equipamentos de climatização e refrigeração, entre outros. Além dos cursos, um novo polo também será implantado nessa nova fase, em Ponta Negra. Ao todo, serão 13 modalidades de cursos voltadas para o mercado de trabalho, renda e empreendedorismo e cinco polos distribuídos por Maricá.
“O Qualifica Maricá é sinônimo de mudança de vida. O Qualifica veio para projetar os moradores de Maricá no mercado de trabalho. Nós do ICTIM, em parceria com a Secretaria de Trabalho, solicitada pelo prefeito Fabiano Horta, temos muito orgulho desse programa, porque os cursos estão proporcionando mudança de vida real para as pessoas”, disse o presidente do ICTIM, Carlos Senna.
A inscrição para o Qualifica Maricá deverá ser realizada através do site www.qualificamarica.com.br
e acontecerá a partir do dia 29 de março, às 9h, e seguirá até o dia 9 de abril, às 23h59h. Para se inscrever, é necessário possuir documento de identificação civil, CPF, comprovante de residência e telefone. No dia 10 de abril será realizado o sorteio para seleção dos candidatos, que será divulgado no mesmo dia, através do site do projeto.
As aulas serão ministradas presencialmente, em um dos cinco polos do projeto (Centro, Condado, Inoã, Itaipuaçu e Ponta Negra), e terão início no dia 17 de abril. São oportunidades para todos os níveis de escolaridade, a partir do fundamental completo, com duração total de três meses e carga horária que varia de 160 a 280 horas/aula.
“Ficamos muito felizes de iniciar mais um ciclo do projeto Qualifica, que nasceu da parceria entre a secretaria de Trabalho e o ICTIM. Através de nossos cursos, os alunos desenvolvem aptidões teóricas e técnicas essenciais para exercerem suas atividades. É investindo em qualificação agora que vamos construir um futuro com profissionais mais capacitados para concorrer no mercado de trabalho a cada dia mais competitivo. Estamos investindo no hoje para que o amanhã seja melhor, nossa população merece”, reforçou Alessandro Coutinho, secretário interino de Trabalho.
Ao longo do primeiro ano, o Qualifica Maricá se tornou referência em qualificação profissional no município e formou mais de 2.200 pessoas. A expectativa é que para os próximos ciclos, com a implantação de novos cursos e polos, o sucesso do projeto se repita e mais maricaenses conquistem uma formação para o mercado de trabalho, renda e empreendedorismo.
Cronograma
Período de inscrição: 29 de março (a partir das 9h) até as 23h59 do dia 9 de abril
Sorteio: 10 de abril
Divulgação dos sorteados: 10 de abril
Período de matrícula dos sorteados: 11 e 12 de abril
Verificação de disponibilidade de vagas: 13 de abril
Período de matrícula para aproveitamento de vagas: 13 e 14 de abril
Início das aulas: 17 de abril
Saiba os endereços dos polos do Qualifica Maricá
Centro – Rua Barão de Inoã, nº 500;
Condado – Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, Km 31;
Inoã – Rua dos Mamoeiros, Lote 12 – Quadra 02;
Itaipuaçu – Avenida Carlos Mariguella, nº 160;
Ponta Negra – Avenida Antônio Carlos Jobim, nº 225.