Prefeitura de Maricá certifica alunos do Passaporte Universitário no Programa de Iniciação Científica

Desenvolvido pelo ICTIM, primeira edição do projeto contou com 48 estudantes e 14 professores orientadores

Após um ano de muito trabalho, 48 alunos do Passaporte Universitário foram certificados pela Prefeitura de Maricá, no Programa de Iniciação Científica (PIC), desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Na formatura desta terça-feira (18/4), também foram entregues os diplomas de 14 professores orientadores que acompanharam todo o programa.

Na cerimônia, realizada na sede da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, em Itaipuaçu, o prefeito Fabiano Horta destacou a importância do programa para o município. “Quando vocês concluem esse ciclo, construindo conhecimento, apontando o seu saber com a dinâmica do local, da pesquisa que tem por objetivo atingir a cidade de Maricá, vocês estão cumprindo um papel fundamental na consolidação do programa Passaporte Universitário para o município”.

O prefeito, acompanhado da primeira-dama Rosana Horta, ressaltou o processo de sensibilização permanente para o futuro da juventude. “Quero parabenizá-los por esse ciclo de conclusão, dizer o quão importante vocês são para cidade. Hoje vocês são uma turma, quiçá a primeira delas, que está entregando um ciclo que a política do Passaporte Universitário objetivava construir. Esse ciclo é construir o saber do nosso próprio território. Que pesquisa e ciência sejam a realidade dessa cidade que a gente sonha”.

Fazendo coro à fala, o secretário de Governo, João Maurício de Freitas, parabenizou os formandos, considerando que a conclusão deste ciclo os coloca em outro patamar na vida profissional. “O que estamos construindo no dia a dia é uma Maricá de mais oportunidades. A todos estes jovens que já estavam no Passaporte Universitário, vocês estão a um passo à frente da sua vida acadêmica e universitária. Desejamos que vocês nos ajudem a construir a Maricá que a gente sonha e constrói todos os dias”.

Além dos diplomas, os alunos e professores receberam troféus produzidos pela Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, outro projeto do ICTIM. Na entrega das homenagens, o presidente da autarquia, Carlos Senna.

agradeceu aos colaboradores pela realização e empenho na iniciativa acadêmico-científica e acrescentou:

“O programa trouxe professores que são servidores públicos e alunos que são do Passaporte Universitário para pensar as questões da cidade e buscar soluções. Que orgulho o ICTIM tem em ser responsável por incentivar esse grupo de alunos na Iniciação Científica! Parabéns a todos que acreditaram e persistiram nos seus projetos!”, disse.


O diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, trouxe à cerimônia a importância em “desenvolver pesquisas acadêmicas com alunos do município para o próprio município”, visando a permanência e o vínculo do estudante no território, diminuindo a evasão de mão de obra local qualificada para outras cidades.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Hadesh reforçou que o PIC é uma experiência importante para Maricá. “É com a iniciação científica que discutiremos qual o papel da juventude na cidade de Maricá, e onde vamos conseguir apresentar esta perspectiva. O ICTIM possui um papel fundamental, começou com quase 50 orientandos, irá aumentar, e precisamos chegar em um futuro da nossa cidade e para que todos os estudantes do Passaporte Universitário façam parte dessa iniciativa”.

Pesquisadores de renome estiveram presentes à formatura

A cerimônia também foi espaço para que os alunos exibissem seus trabalhos em pôsteres e tivessem contato com outros nomes da área de CT&I, como a pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) e diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos.

“Que todos estes projetos sejam a base para que a Prefeitura de Maricá e o ICTIM as incorporem dentro da sua incubadora, que levem à frente estes projetos, porque vocês estão vivendo um tempo melhor, no qual a Ciência está voltando a ser valorizada. É o momento de vocês não pararem de sonhar! Em nome da SBPC, agradeço o convite para estar aqui presente”, disse a pesquisadora.

Na parceria durante toda a execução do PIC, a Universidade de Vassouras também esteve presente com o professor Paulo Wilton Câmara, que representou o reitor Marco Antônio Soares de Souza. Câmara destacou a importância do papel da pesquisa na sociedade.

Representando os professores orientadores, a diretora de Pesquisa e Extensão da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), Ana Cláudia dos Santos Rodrigues, falou da representatividade que o Programa de Iniciação Científica tem para Maricá. “O PIC difundiu a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, fomento inexistente, que agora abre possibilidades para o futuro. Nós somos a Ciência hoje”, disse a professora.

O evento contou, ainda, com a presença do vereador Hadesh e dos diretores do ICTIM Cláudio Gimenez (Inovação e Científica) e Amaury Vicente do Nascimento (Administração).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *