Prefeitura de Maricá fomenta oficinas de Carnaval para crianças em escola municipal

Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro leva oficinas de Carnaval da Pimpolhos da Grande Rio para estudantes de 6º e 7º anos

Despertando o empreendedorismo e o interesse em diversos segmentos, a Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro está levando o mundo do Carnaval também aos estudantes. A equipe apresentou, esta semana, as oficinas da Pimpolhos da Grande Rio aos alunos de 6º e 7º anos da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra.

Na parceria com a escola de samba mirim, a iniciativa visa realizar oficinas levando arte, dança, os batuques e a alegria do maior espetáculo popular da terra e da cultura brasileira. A Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro é um projeto da Prefeitura de Maricá, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Economia Solidária.

Para a gerente geral da Incubadora, Adriana Ribeiro, unir Cultura e Educação fortalece o sistema de ensino público, ampliando as oportunidades para o aluno. “No Mumbuca Futuro estamos diariamente em contato com os estudantes e, na perspectiva de ampliar as oportunidades, temos que trazer novidades constantemente. A recepção deles nas oficinas da Pimpolhos está com resultados positivos, porque eles interagem, descobrem um mundo diferente. Inclusive outras escolas já estão solicitando a ação”, ressaltou.

Sendo a primeira escola a receber a Pimpolhos, a Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra está localizada no bairro Zacarias. A diretora Simone Reis Gonçalves apontou que os estudantes mostraram interesse nas oficinas. “Foi uma experiência maravilhosa, é um projeto cultural único, que nos faz entender que o Carnaval pode ser trabalhado sempre. É uma história contada, cantada e dançada, de diversas formas, e que nos fez descobrir talentos nos nossos alunos”, declarou.

As crianças puderam vivenciar aulas de dança afro, mestre sala e porta bandeira, adereços e percussão. O cronograma de atividades deu início com uma contação de história sobre os 100 anos do samba. A presidente de Honra da Pimpolhos da Grande Rio, Camila Soares, presente ao encontro considerou:

“Estamos muito satisfeitos, foi muito proveitoso e as crianças adoraram. Construímos uma mini escola de samba com eles, pudemos contar com a equipe Pimpolhos raiz e PIM Maricá, que são nossos professores na G.R.E.S.S. União de Maricá”.

A escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio atua há 21 anos promovendo a inclusão social, a educação através da arte, da cultura e do Carnaval e, este ano, veio para Maricá, através da Incubadora de Inovação Social em Cultura, com a oportunidade de proporcionar à população oficinas e cursos culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *