A Prefeitura de Maricá reuniu, na quinta-feira (25/05), os 56 alunos do Passaporte Universitário e os 14 professores orientadores para aula magna do Programa de Iniciação Científica de 2023, com Helena Nader, primeira mulher a presidir a centenária Academia Brasileira de Ciências (ABC). A atividade de boas-vindas, na semana de comemoração dos 209 anos do município, foi uma iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e teve cerimônia realizada no auditório do Centro.
Nesta segunda edição do PIC, 99 estudantes participantes do Passaporte Universitário concorreram a 56 bolsas no valor de R$ 600 mensais. Para entrar na disputa, os interessados se inscreveram de acordo com as áreas de interesse apontadas pelos orientadores selecionados. Já na concorrência pelas 14 vagas de professores orientadores, exclusivas aos servidores públicos municipais, o PIC recebeu 44 inscrições. Os selecionados receberão R$ 3.700 por mês, valor fixado pela política de bolsas do ICTIM.
“Receber a doutora Helena Nader para a cerimônia consolida a ação da Iniciação Científica na cidade. Maricá tem potencial e vem demonstrando capacidade de solucionar diversas questões a curto prazo. O respaldo da ABC, agora mais próxima da nossa gestão, garante o reforço desse trabalho”, afirmou o presidente do ICTIM, Carlos Senna.
Presidente da ABC e biomédica, Helena Nader, destacou a necessidade do país em ter políticas públicas voltadas à Educação e ao setor de ciência, tecnologia e inovação e elogiou o programa municipal de pesquisas que está em sua segunda edição. “O Programa de Iniciação Científica é muito bem elaborado, onde os alunos bolsistas que estão na universidade buscam, junto aos professores orientadores, soluções concretas para a cidade. É muito criativo”, disse Helena.
O evento inaugurou as instalações do auditório do ICTIM, no Centro. A autarquia é membro institucional da ABC e recebeu da comitiva uma homenagem logo ao início da cerimônia. O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, prestigiou a aula magna acompanhado do pesquisador Wanderley de Souza.
Áreas da pesquisa científica
Para esta edição, os alunos desenvolverão seus projetos nas seguintes áreas de interesse: formação de recursos humanos e vocações territoriais; tecnologia da informação e inovação social; agricultura familiar e urbana, pesca e aquicultura, agroecologia; rede básica, cidadania e moeda social; saúde pública e cidadania.
“A primeira edição do PIC nos trouxe mais do que uma lição, mas a missão de que precisávamos continuar imbuídos de revelar o potencial científico de Maricá. Dar sequência, agora mais maduros nesse processo, garante a consolidação do programa e uma mobilização contínua da comunidade pensando soluções para a cidade”, destaca o diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos.
Vale ressaltar que o desenvolvimento do PIC é direcionado aos desafios da Estratégia Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (Emcti) e à Política de Inovação do ICTIM.
Comitiva da Academia Brasileira de Ciência
Acompanhando a presidente da ABC, durante a visita a Maricá, estavam a diretora Maria Domingues Vargas e a equipe técnico-administrativa: o gerente administrativo Fernando Carlos Azeredo Verissimo; a secretária executiva de Programas Nacionais, Gabriella Fialho de Mello; a gerente de Comunicação, Elisa Oswaldo Cruz Marinho; e o secretário executivo de Relações Internacionais, Marcos Cortesão Barnsley Scheuenstuhl.