ICTIM participará da 75ª Reunião Anual da SBPC

Compartilhar

Presente em três painéis, autarquia falará de políticas públicas implementadas em Maricá e que são referências nacionais

As encomendas tecnológicas e as Incubadoras de Inovação Social do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), autarquia da Prefeitura de Maricá, entram no debate da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontece de domingo (23/7) a sábado (29/7), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com tema central “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

O evento reunirá acadêmicos e nomes do cenário público e privado, debatendo sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente, Direitos Humanos, além do reestabelecimento da democracia. Presente em três painéis da 75ª Reunião Anual, o ICTIM debaterá as políticas públicas sociais de Maricá como referências no Brasil.

“O convite ao ICTIM para participar do evento reafirma o reconhecimento e a relevância dos projetos que Maricá tem desenvolvido. Trabalhamos com norte na inovação social, possibilitando um ambiente favorável para as atividades produtivas na cidade. Hoje, Maricá é uma gigante no Brasil, um verdadeiro laboratório de potências e transformação social”, ressalta o presidente da autarquia, Carlos Senna.

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, ressalta a escolha do município de Maricá de aplicar os recursos oriundos de royalties do petróleo em iniciativas focadas no desenvolvimento sustentável, e destaca a importância de uma entidade como o ICTIM, que é sócia institucional da SBPC, para estimular essa economia do conhecimento, fortemente baseada em Ciência.

“A cidade conta com algumas linhas de transporte coletivo com tarifa zero, com ônibus híbridos e com energia limpa. O município recebe recursos oriundos dos royalties de petróleo do Estado do Rio de Janeiro e tem canalizado esse benefício em medidas de inclusão social e proteção ecológica, investindo em Ciência. Sabemos que, hoje, a maior parte dos ganhos de produção está ligada à economia do conhecimento. Nós temos que ter uma economia verde, descarbonizada, sustentável, que não cause danos à natureza. E é importante, também, que um município, como é o caso de Maricá, tenha uma entidade como o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, que apoie e promova políticas e ações baseadas nesse tipo de conhecimento. A SBPC parabeniza todas essas iniciativas.”


Programação do ICTIM na 75ª Reunião Anual da SBPC

Seguindo os tópicos definidos pela Comissão de Programação Científica da 75ª Reunião Anual da SBPC, o diretor de Tecnologia da autarquia, Marcio Campos, coordenará o painel de 27/7, às 9h30. A atividade terá o conferencista Francisco de Paula Antunes Lima, que é professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que falará sobre o tema “Economias territoriais e novas possibilidades de cooperação e de produção”.

Ainda no mesmo dia 27/7, às 13h, a diretora Jurídica do ICTIM, Luciana Camargo, será a coordenadora da mesa “Compras Públicas de Inovação no financiamento de infraestrutura de Pesquisa e de Inovação”. No painel, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e ex-presidente do ICTIM, Celso Pansera, junto ao procurador federal Bruno Portela, representando o Ministério da Economia, e ao pesquisador André Tortato Rauen, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A autarquia encerra a sua participação, no dia 28/7, às 13h, em uma sessão especial. Com o tema “Debate para a 5ª edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) sobre iniciativas estaduais e internacionais bem-sucedidas”, o presidente do ICTIM, Carlos Senna, participará do painel junto a Vania Margaret Flosi Paschoalin, assessora da Diretoria Científica da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Rui Vicente Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), e Thomas Patrick Dwyer, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A mesa será coordenada pela diretora da SBPC, Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos.

Para outras informações, acesse www.sbpc.ufpr.br

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *