Indústria do Carnaval avança na cidade de Maricá

Compartilhar

Um dos projetos que se destacam é o Pimpolhos da Grande Rio, que faz parte da Incubadora de Inovação Social em Cultura da Prefeitura de Maricá

Maricá tem presenciado um notável crescimento na indústria do Carnaval. Esse avanço é resultado de uma parceria entre a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio, o Bloco Ilê Aiyê em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a recém-criada Incubadora de Inovação Social em Cultura.

Com o objetivo de promover a inclusão e capacitar mão de obra especializada na indústria do Carnaval, diversas ações educacionais gratuitas estão sendo realizadas na cidade. Essas iniciativas englobam palestras e cursos que abordam diferentes aspectos do Carnaval, como alegorias, fantasias, adereços e percussão, entre outros.

Um dos projetos que se destacam é o Pimpolhos da Grande Rio – Pim Maricá, que faz parte do Eixo Carnaval da Incubadora Social de Cultura. Essa iniciativa está prestes a celebrar o encerramento do primeiro módulo do projeto com um desfile de carnaval imperdível. No dia 5 de agosto de 2023, o Centro de Maricá será palco de um evento especial: o Escolão realizará seu desfile com o enredo “Com Orgulho Maricá”.

O desfile do Escolão combina todas as habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo do processo de aprendizado, preparando-os para um desfile de rua que mescla o formato de escola de samba e bloco, ganhando o nome de “Escolão”. Esse desfile será totalmente produzido pelos alunos como parte de sua experiência profissional no mundo do Carnaval.

O enredo do desfile foi desenvolvido em parceria com o renomado carnavalesco Renato Figueiredo, que também atua como professor nos cursos de alegoria e fantasia oferecidos na cidade. Renato Figueiredo possui um vasto currículo e é especializado em design de produtos e interiores, além de ser carnavalesco, desenhista, figurinista, diretor artístico e pesquisador da arte e cultura carnavalesca.

Além de Renato Figueiredo, outros profissionais renomados estão envolvidos nos cursos oferecidos pela Incubadora de Inovação Social em Cultura. Entre eles, destacam-se a professora Bia Strella, especializada na arte de Porta Bandeira e Porta Estandarte, com uma vasta experiência no Carnaval, e a professora Day Fersa, uma profissional formada em Educação Física e especializada em Dança Clássica, Jazz Dance e Dança do Carnaval.

Também fazem parte do corpo docente o professor Dudu do cavaco, especializado em cavaquinho e teclado, o monitor Luiz Augusto, profissional na dança de Mestre-sala e Porta Bandeira, e o professor JotaPê, produtor musical, cantor e compositor, responsável pelo curso de Canto e Composição. Além disso, o mestre de bateria Paulo Steves também contribui ministrando aulas de percussão.

O projeto PIM MARICÁ, desenvolvido pela Pimpolhos da Grande Rio em parceria com a Acadêmicos do Grande Rio, é realizado por meio da Incubadora de Inovação Social em Cultura, um projeto promovido pela Prefeitura de Maricá em parceria com o ICTIM, Secretaria Municipal de Cultura e Instituto Brasil Social (IBS).

O desfile do Escolão está marcado para o dia 5 de agosto de 2023, com concentração às 18h na Rua Álvares de Castro, número 699, Centro – Maricá. O evento promete ser grandioso, com o desfile acontecendo às 19h, seguido por um show em cima do trio às 20h. A Passarela do Samba Adélia Breve, localizada em Abreu Rangel, no Centro, será o palco desse espetáculo cultural.

Marque essa data na sua agenda e não perca a oportunidade de celebrar junto com a comunidade de Maricá o orgulho dessa cidade, no desfile do Escolão. Será uma festa inesquecível que mostra o potencial e o crescimento da indústria do Carnaval no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *