Iniciativa visa fomentar o desenvolvimento de pesquisas relevantes para gerar conhecimento sobre o território
O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) lançará o Programa Institucional de Pesquisa Aplicada (Pipa). O projeto tem por objetivo criar mecanismos para difundir a pesquisa científica no município, planejar as atividades da autarquia relacionadas ao tema e contribuir para o avanço do conhecimento no território a partir de produções estratégicas para a tomada de decisão e para a construção de políticas públicas.
Sua estrutura foi pensada para ampliar a participação dos colaboradores do ICTIM no campo da pesquisa, possibilitando que mais servidores e os funcionários que participam dos projetos do instituto, como as Incubadoras de Inovação Social, o Qualifica Maricá, o Espaço Nave – Ambiente Digital e o Museu Histórico de Maricá/Casa de Cultura, atuem também como pesquisadores, desde que possuam um diploma de graduação como titularidade mínima. A iniciativa permite igualmente que pesquisadores externos, com cargos ou não no município de Maricá, integrem temporariamente os grupos de trabalho do Pipa.
“Por meio desse programa, enquanto produzimos ciência de impacto significativo para a vida dos cidadãos ao nosso entorno, estaremos também contribuindo ativamente para o cumprimento dos objetivos da Estratégia Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, ressalta o presidente do ICTIM, Carlos Senna.
O Pipa está sendo desenvolvido com a intenção de promover a pesquisa pública como parte indispensável das atividades do instituto. Nesse sentido, para eliminar as barreiras que dificultam uma investigação aprofundada e com qualidade, todo o processo de desenvolvimento das produções será custeado pela autarquia, que também buscará convênios e parcerias com instituições interessadas em colaborar com o projeto.
O resultado das pesquisas será compartilhado com o público e a comunidade científica por meio da publicação em revistas e periódicos, assim como pela participação em congressos relevantes e a divulgação em outras localidades. Com isso, o lançamento do Pipa representa um passo significativo na busca pelo aprimoramento da construção do conhecimento no município de Maricá.