Maricá é destaque com projeto de educação no JH, da TV Globo

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Alfabetização com o “Sim, Eu Posso” na rede pública de ensino da cidade, envolvendo diversidade e inclusão, ganha espaço no telejornal de veiculação nacional

O projeto de alfabetização de jovens e adultos “Sim, Eu Posso” desenvolvido pela Prefeitura de Maricá, foi destaque em reportagem exclusiva do Jornal Hoje, um dos principais telejornais do país, produzido pela Rede Globo de Televisão, na tarde dessa sexta-feira (13/10). A matéria teve quatro minutos de exibição e foi feita pelo repórter Danilo Vieira, que ouviu diversos personagens, de idades distintas, que estavam realizando o sonho de aprender a ler. No texto, o repórter explicou que, durante quatro meses, 180 educadores da Prefeitura de Maricá bateram de “porta em porta” em todo o município fazendo as mesmas perguntas: “Você sabe ler ? Escrever? Tem vontade de aprender?”.

A reportagem também mostrou imagens da celebração da formatura de 1.067 educandos da Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!”,  que ocorreu em 30 de setembro, durante a 8a Festa Internacional Literária de Maricá (Flim). O projeto recebeu elogios do apresentador do telejornal, César Tralli, e foi apresentado como um caso de sucesso no tema da diversidade e da inclusão social. Assista na íntegra!

Alfabetização Maricá

O “Sim, Eu Posso!” é uma Jornada de Alfabetização para jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos; inserida no programa de políticas públicas, realizada pela Prefeitura de Maricá, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, através da Secretaria de Economia Solidária (ECOSOL) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

A campanha de alfabetização no município visa zerar o analfabetismo na cidade para garantir o direito à educação e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Ao longo de sete meses, os mais de mil educandos, divididos em 150 turmas nos quatro distritos de Maricá: Sede, Inoã, Ponta Negra e Itaipuaçu, tiveram aulas em locais convertidos pelos educadores em espaços de alfabetização, como igrejas, varandas, associação de moradores e bares, para aprender a ler e escrever. A principal intenção era ser um local acessível para a realidade dos educandos.

O projeto começou em agosto de 2022 e passou pelas etapas desde seleção dos educadores por meio de edital simplificado, busca ativa por pessoas em situação de analfabetismo até a formação dos educadores no método no mês de janeiro.

Ao todo, 180 educadores, 28 coordenadores de turma e oito coordenadores distritais atuaram no município ao longo do projeto.

Método cubano

O método “Sim, Eu Posso!” foi desenvolvido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (IPLAC) na década de 1990 em Cuba. A proposta é socializar o processo de alfabetização a partir das tradições culturais, identidade e do conhecimento construído pelos educandos ao longo de suas vidas.

No Brasil, o método é usado desde 2006 pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para erradicar o analfabetismo.

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