O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) participou do WorkIT 2023 – II Workshop de Inovação Tecnológica, nos dias 29 e 30 de novembro, em Belo Horizonte (BH). O evento, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica e Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é um marco na interseção da inovação, tecnologia e sustentabilidade.
O diretor de Tecnologia da autarquia, Marcio Campos, participou do painel “Políticas Públicas, Financiamento e Inovação Sustentável”. No debate, Campos trouxe as políticas públicas de Maricá, como a Moeda Social Mumbuca e as Incubadoras de Inovação Social do ICTIM, que têm movimentado o território.
“Temos que abordar a lógica de fazer inovação dentro de um município, quando nos acostumamos a falar do tema no âmbito estadual e federal. Quando se faz inovação no território, é mais fácil conectar às pessoas. A sociedade recebe o impacto da inovação e isso traz uma nova dinâmica ao município. A experiência de Maricá com o ICTIM é por si só uma inovação”.
O Programa de Iniciação Científica (PIC) foi um exemplo dado pelo diretor como uma política pública de impacto no município. Campos também comentou sobre a Incubadora de Inovação Social em Cultura que, para ele, faz todo o resgate da identidade local.
Sob mediação da doutoranda do PPGIT, Janayna Bhering, o debate teve a participação também da diretora do Bronx Distrito Creativo e da Fuga, Margarita Diaz Casas, do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e professor do PPGIT, Marcelo Speziali, e da diretora de Inovação Aberta e Formação Empreendedora no Governo de Minas Gerais, Maria Laura Starling.
O evento deste ano teve como temática “Inovação e Sustentabilidade”, trazendo questões relevantes ao auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.