Qualifica Maricá reúne empreendedores para apresentação dos seus produtos e realização de trocas sobre setor
O Qualifica Maricá, projeto da Prefeitura de Maricá, realizado através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e o Instituto Brasil Social (IBS), promoveu, na quarta-feira (19/12), um dia voltado à valorização e incentivo ao empreendedorismo.
A ação, realizada no polo de Itaipuaçu, nos turnos da manhã e noite, reuniu alunos e ex-alunos que atuam de forma empreendedora. Na atividade, a apresentação de seus produtos e debates sobre as possibilidades do setor no cenário de trabalho do município.
A proposta surgiu com a identificação de muitos alunos empreendedores que estão no curso à procura de conhecimento ou da conexão com outros empresários locais. Diante disso, os instrutores e a equipe pedagógica decidiram promover esse dia de integração, abrindo também o espaço para falar sobre o empreendedorismo como fonte de renda.
Para o professor Antônio Marcos de Souza, do curso de Desenhista de Produtos Gráficos Web, o dia permitiu a divulgação do trabalho de quem faz empreendedorismo na cidade.
“Apresentamos os alunos empreendedores para todos que vieram. Assim, ninguém vai precisar ir lá fora contratar uma pessoa. Vamos aproveitar a mão de obra local! Queremos fazer com que as pessoas saibam o que cada um faz”, contou o instrutor.
As apresentações foram realizadas durante o intervalo das aulas, reunindo alunos dos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PCP), Desenhista de Produtos Gráficos Web, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Formação Inicial em Gesseiro (Drywall).
Uma das primeiras a incentivar a atividade para o seu instrutor, a aluna Márcia Vital comentou sobre a experiência:
“O instrutor Marcos começou a propor alguns projetos para a gente e comecei a trazer os meus trabalhos. Até que falei sobre a possibilidade de fazermos um evento sobre empreendedorismo. Essa também é uma forma de mostrar o que estamos aprendendo no curso e aplicando no nosso trabalho. Ele nos deu o maior apoio”, comentou a aluna.
Dona de uma marca de roupas e acessórios personalizados para animais domésticos, a aluna Andréa Garcia contou sobre o que achou da ação.
“Trazer o meu trabalho para dentro do Qualifica foi bem legal, porque é uma maneira de divulgar. Muita gente ainda não conhece, já que não divulgo. As pessoas estão gostando e estou feliz com isso”, disse a estudante do curso de Desenhista de Produtos Gráficos Web.
Com essa ação, o Qualifica Maricá reafirma o compromisso de oferecer o acesso da população ao conhecimento teórico e prático ao promover cursos com ênfase no mercado de trabalho e no empreendedorismo.