Boteco Samba Clube é mais uma ação que visa a valorização da cultura popular
Comandada por Rafael Caçula, a roda de samba do Boteco Samba Clube tomará conta das praças de Maricá, levando boa música e celebrando a cultura brasileira para diferentes locais do município. A atividade é mais uma ação da Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto da Prefeitura de Maricá, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social.
Essa iniciativa surge do comprometimento com a preservação da identidade cultural do município, sendo uma oportunidade de resgatar tradições, valorizar artistas locais e conscientizar a comunidade da necessidade de envolver os jovens com o samba.
“Maricá trabalha, mais uma vez, no resgate de Cultura, de memória e preservação da identidade. Esse projeto iniciado agora com o cantor Caçula resgata um projeto anterior, que já foi exitoso no município, trabalhando a integração da sociedade e das famílias, a qualificação da população, e mantendo a cultura do Carnaval viva. O projeto visa atender principalmente a juventude, trazendo essa expertise da economia criativa”, destaca o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez.
A primeira parada do Boteco Samba Clube já tem data e local certos: será na Praça Orlando de Barros Pimentel, em frente à Incubadora de Inovação Social em Cultura, no próximo domingo (28/1), às 17h.
O maricaense Rafael Caçula promete aquecer corações e fazer todos dançarem ao ritmo desse gênero musical tão amado. “O público pode esperar um autêntico samba carioca, um samba de raiz. Vai ser um samba animado, descontraído, com o público participando”, contou ele.
A partir de fevereiro, além da realização da roda de samba, serão realizadas oficinas de música, ministradas pelo artista, no Espaço Cultura Casa do Caçula, localizado à Rua dos Guerras, lote 56, Pedreiras – Maricá/RJ.
“Além do Boteco Samba Clube nas praças, teremos uma oficina de música semanalmente, no Espaço Cultural Casa do Caçula. Vamos ter aulas de violão, cavaquinho, percussão, flauta, trombone e trompete para todos os públicos. Nosso objetivo é levantar o nome e a bandeira do samba na nossa cidade”, disse Caçula.
As datas das próximas apresentações serão divulgadas em breve.