No mês de aniversário de Maricá, a Casa de Cultura/Museu Histórico, vinculado ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), prepara uma atividade em celebração à riqueza cultural e histórica do território. É a exposição fotográfica “Maricá dos Meus Afetos”, que inaugura nesta quarta-feira (29/5), às 16h, e abre os trabalhos ao público na quinta-feira (30/5).
“Para mim é de grande importância essa exposição porque traz à população um resgate de memórias de pessoas comuns, de eventos, casarios. E fazer isso no aniversário da cidade brinda a todos com história e raiz”, destaca a diretora de Preservação e Incentivo à Casa de Cultura, Norma Brum.
Com o objetivo de preservar e promover a cultura local, a exposição apresenta uma seleção cuidadosa de imagens que capturam a essência de Maricá em toda a sua diversidade e refletem nossa identidade e passado histórico. As fotografias, datadas desde a primeira metade do século XX, pertencem ao acervo do Museu Histórico de Maricá e são expostas pela primeira vez ao público.
Das paisagens deslumbrantes às tradições enraizadas na comunidade, cada
fotografia conta uma história única que contribui para a construção de
um futuro compartilhado.
“A exposição “Maricá dos meus Afetos” nos convida a mergulhar em um universo de memórias e experiências que moldaram nossa cidade ao longo dos anos e nos mostra o desafio dos municípios em equilibrar a modernização com a manutenção da identidade cultural de suas comunidades, para que a cidade
continue sendo um espaço de pertencimento e inovação”, ressalta a museóloga Blanca Dian.
A exposição estará aberta à visitação até 18 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 16h30, com entrada franca. A Casa de Cultura / Museu Histórico de Maricá está situada à Praça Orlando de Barros Pimentel, s/nº – Centro –
Maricá.
Para outras informações, entre em contato pelo email:
casadecultura@ictim.com.br.