Evento acontece na Cidade das Artes até quarta-feira (19/6) e, no dia seguinte, vem para Maricá
Principal evento de inovação e empreendedorismo em energia sustentável do mundo, o Energy Summit recebeu a Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), nesta terça-feira (18/6). A autarquia representou a cidade, participando do painel “Cenário do Hidrogênio”.
No debate, o presidente Cláudio Gimenez destacou a Encomenda Tecnológica Transporte Sustentável, que trata sobre os ônibus híbridos em desenvolvimento.
“Esse projeto iniciou em 2021, tendo três modelos, sendo um visando utilizar a energia através do hidrogênio. A expectativa é que nos próximos três meses sejam feitos os testes operacionais, que nos dirão se o projeto é exitoso ou não. Ao longo desse desenvolvimento, esbarramos com gargalos como a logística de abastecimento do ônibus. Os modelos devem substituir gradativamente a frota que roda hoje em Maricá. Mas, inicialmente, os testes são feitos em 15 veículos. Em Maricá, temos trabalhado intensamente sobre novos negócios e parcerias para o desenvolvimento de novas matrizes energéticas”, ressaltou Cláudio Gimenez.
O painel, mediado por Juliana Marreco, da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV), trouxe também o CEO da Voltalia, Robert Klein, e o vice-presidente de Renováveis Eletrobras, Ítalo Freitas.
O Energy Summit segue até esta quarta-feira (19/6), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio. Como patrocinador Platinum do evento, o ICTIM apresenta um stand na ação, trazendo diversos projetos, como a Encomenda Tecnológica Transporte Sustentável (ônibus híbrido) e o Programa de Iniciação Científica (PIC).
No dia 20/6, Maricá recebe Energy Summit
Já na quinta-feira (20/6), o ponto de encontro do ecossistema de energia e sustentabilidade será em Maricá. Por meio do ICTIM, o Energy Summit será realizado no Cine Henfil, de 8h às 13h, com entrada franca.
“Estamos expandindo o Energy Summit para Maricá, porque a cidade tem sido pioneira em fazer uma política de desenvolvimento com grande impacto, com grande influência na agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação, para pensar em estratégias de desenvolvimento sociais e ambientais pós-petróleo. Isso faz parte desse grande esforço de atração, de atenção de investidores nacionais e internacionais, em atração de parcerias, de startups, de talentos para a cidade, para suportar esse desenvolvimento econômico e social que Maricá tem feito”, destacou Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit.
Na programação do dia, outras entidades também participarão, como a Empresa Pública de Transportes (EPT) e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
“Trata-se de um evento voltado para a promoção do ecossistema de inovação em energia, um setor crucial para o progresso. O objetivo principal de trazer o evento para Maricá é fortalecer a capacitação, desenvolvimento e implementação desse ecossistema no município”, considerou o diretor de Tecnologia, Marcio Campos.