Município está investindo no desenvolvimento de três protótipos de ônibus movidos a energia limpa em parceria com a UFRJ
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), promove na próxima quarta-feira (07/08) o seminário “Hidrogênio Natural de Maricá”, em Araçatiba. O evento terá uma intensa programação em que a experiência da cidade no desenvolvimento de uma cadeia do hidrogênio será destaque.
O objetivo do seminário é sintetizar e indicar caminhos para parcerias fundamentais para o desenvolvimento da economia do hidrogênio em Maricá, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. A ideia é transformar a cidade em um grande polo de hidrogênio reunindo pesquisa, ciência, tecnologia e indústria em uma missão dedicada a fazer nascer um forte, pujante e descarbonizado arranjo produtivo local.
Durante a programação, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, será um dos expositores, ao lado do presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, e comentará sobre as estratégias que vem sendo adotadas para transformar Maricá em um grande polo de hidrogênio. Antes, o presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), professor Paulo Emílio de Miranda, fará uma explanação acerca da descoberta de hidrogênio natural no município. O presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Cláudio Gimenez, também falará sobre os investimentos em pesquisa e inovação.
“O evento servirá para que Maricá dialogue com atores importantes sobre toda a estratégia que estamos desenvolvendo na cidade sobre o hidrogênio, desde a descarbonização da frota de ônibus passando pelo Hidrogênio Natural. Maricá pode ser tornar o grande polo de hidrogênio do país”, acredita Igor Sardinha.
Participam do evento representantes da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; da Petrobras; da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); do Laboratório de Energia da Universidade Federal Fluminense (UFF), dentre outras entidades convidadas.
Ônibus movido a hidrogênio
Maricá está investindo no desenvolvimento de três protótipos de ônibus movidos a energia limpa. Dois dos modelos possuem o hidrogênio como combustível (Elétrico e Hidrogênio / Etanol e Hidrogênio). O estudo da tecnologia faz parte dos planos do município para descarbonizar totalmente a frota de coletivos da cidade até 2038.
O investimento total está sendo de R$ 11,5 milhões e estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ. Atualmente, Maricá dispõe de uma frota com 135 ônibus com Tarifa Zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT).
Congresso Brasileiro de Hidrogênio
Em maio de 2023, a cidade sediou a terceira edição do Congresso Brasileiro de Hidrogênio, que teve como tema “Transição Energética, Descarbonização e Reindustrialização com o uso do Hidrogênio”. Além de ampla programação de painéis com palestrantes internacionais, o evento contou com uma feira com produtos, tecnologia e equipamentos de ponta relacionados ao uso do hidrogênio. Mais de 30 empresas, além de diversos órgãos e instituições públicas e privadas, marcaram presença durante os três dias de congresso.
Política Municipal de Hidrogênio
Pensando na economia pós-royalties do petróleo, Maricá criou a Política Municipal do Uso do Hidrogênio com o objetivo de desenvolver tecnologias e produtos a partir do “combustível do futuro”. Para isso, vai oferecer incentivos fiscais a empresas e indústrias que se instalarem na cidade utilizando energia limpa.
A política foi instituída pela lei 3.110 de 10 de março de 2022, com uma série de objetivos, entre eles aumentar a participação do hidrogênio na matriz energética do município, estimular o uso de em suas diversas aplicações, em especial, como fonte energética e para a produção de fertilizantes agrícolas, contribuir para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa para o enfrentamento das mudanças climáticas, entre outras.
Programação:
07h40 – Saída no RJ dos convidados no ônibus a Hidrogênio com destino à Maricá
10h – Visita a ocorrências de Hidrogênio Natural em Maricá
12h30 – Almoço
14h – Apresentação do Prof. Paulo Emílio de Miranda, presidente da ABH2, sobre a descoberta de hidrogênio natural em Maricá
14h45 – Apresentação do secretário Igor Sardinha e do presidente da EPT Celso Haddad sobre as estratégias de Maricá para se tornar um grande polo de hidrogênio
15h15 – Presidente do ICTIM Cláudio Gimenez sobre a importância dos investimentos em pesquisa e inovação
15h45 – Coffee Break
16h15 – Espaço para perguntas dos convidados
17h – Retorno ao RJ
Serviço: Seminário Hidrogênio Natural de Maricá
Data: Quarta-feira, 07 de agosto de 2024
Hora: 14h às 17h
Local: Restaurante Bora Bora
Endereço: Rua Álvares de Castro, 632 – Araçatiba, Maricá/RJ