Restaurante Escola inicia ciclo 2025 reunindo os diversos atores que fazem Maricá avançar

Compartilhar

Os gestores do Restaurante Escola de Maricá, projeto que faz parte do Bem-Viver Alimentar, um programa da prefeitura municipal, através do ICTIM, apresentaram as novidades para 2025 e deram início ao primeiro ciclo do ano, em um encontro com autoridades, na noite de terça-feira, 07/04. As aulas têm início na quarta-feira, 09 de abril. O evento contou com a presença de vereadores/as, secretários/as municipais, empresários, ex-alunos e do presidente e coordenadores do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). 

O diretor-presidente do Restaurante Escola, Hélio Porto, falou sobre a importância do trabalho na instituição e das novas iniciativas. Entre as novidades para este ano está o módulo itinerante, para levar o Restaurante Escola para as crianças de todas as áreas da cidade. Com isso, os pequenos tomam gosto pelos saberes e sabores gastronômicos desde cedo. 

“Teremos aqui duas mil pessoas formadas até o final do ano. Temos muito orgulho da estrutura que criamos aqui para atender a população de Maricá, oferecemos tecnologia, inovação, que são instrumentos importantes no processo de formação e aprendizagem, que garantem aos nossos alunos saírem daqui formados e inseridos no mercado de trabalho. E esse é o maior compromisso que nós temos: formar bem as pessoas. Servir a população de Maricá”, declarou Hélio Porto.   

Claudio Gimenez, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, destacou a importância de integrar as diferentes esferas públicas, privadas e o conjunto da sociedade  

“Integração! É para isso que trabalhamos e é o que vemos aqui. Fico feliz com a presença do Legislativo, do Executivo, de empresários e da população aqui, porque, às vezes, falamos em divulgação mas a própria casa não conhece o potencial existente nos projetos do município. Então essa integração é fundamental! O ICTIM por sua transversalidade tem parceria com diversas secretarias, para a Prefeitura executar os projetos precisamos do apoio dos vereadores e a iniciativa privada é fundamental para o crescimento da cidade”, disse Gimenez
O presidente reafirmou a vocação do Instituto em promover não só a capacitação, mas também o diálogo e as parcerias que vão gerar sustentabilidade a longo prazo.

“A gestão pública, de nenhum município, não chega a todos os lugares sozinha. A gastronomia é um caminho para a qualificação que vai atender às demandas dos setores existentes, bares, hotéis, turismo, e essa integração entre mercado e equipamentos públicos vai garantir crescimento, sustentabilidade e oportunidades cada vez mais qualificadas para toda a população de Maricá”, declarou Claudio Gimenez. 

Provando que o ICTIM tem como vocação a transversalidade, para agregar valor,  José Alexandre Almeida da Silva, secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, e Ana Paula Almeida, chef e coordenadora pedagógica do Restaurante Escola, fizeram coro com Gimenez.  

“Sem os empresários não adianta a gente fazer todo o esforço, antes eram muitos atores públicos trabalhando e, hoje, o que temos é uma integração. Nosso prefeito está olhando cada um e percebendo o que cada um pode agregar. Não adianta querer inventar a roda numa cidade que pode comprar o que quiser, mas não pode comprar o tempo, o que torna essencial trabalhar dentro de uma visão de cooperação mútua, onde cada um agrega aquilo que sabe de melhor”, afirmou o secretário. 

“Nosso intuito foi trazer o Executivo, o Legislativo, a roda gastronômica e outras instituições para unirmos forças e com isso garantir que os alunos que formamos aqui, trabalhadores qualificados, vão direto atuar nos restaurantes, hotéis e pousadas locais. Isso é muito gratificante, estamos muito empolgadas para o novo ciclo de cursos no nosso Restaurante Escola”, declarou a chef.  

Para o primeiro ciclo de 2025 o Restaurante Escola recebeu mais de mil inscrições para as 222 vagas abertas, em seis cursos. Um indicativo de que a população está cada vez mais próxima dos projetos, que são feitos para ela. “Nosso objetivo é estar sempre em sintonia com as/os maricaenses e mostrar que o Restaurante Escola tem as portas abertas para a população, ela pode vir conhecer, se informar e se capacitar dentro da área da gastronomia. Somos parceiros para construir sonhos e mudar histórias de vida”, ressaltou Paolla Schietti, coordenadora nutricional do projeto. 

Como um dos objetivos dos projetos e programas do ICTIM é garantir sustentabilidade, em todos os vieses, para o município e munícipes, a equipe do Restaurante Escola criou o quesito Moeda Sustentável, ao efetivar a matrícula a/o aluno/a precisa entregar um quilo de garrafas pets. A expectativa é que, ao encerrar o ano, cinco toneladas de materiais recicláveis tenham sido retirados do meio ambiente e transformadas em novas matérias primas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *