O projeto ‘Sim, Eu Posso’ começou o ciclo de mobilização para 2025 com o programa de formação de agentes nesta segunda-feira, 28 de abril, e seguiu até quarta-feira, quando apresentou às lideranças do município sua programação. A jornada para erradicar o analfabetismo de Maricá está no terceiro ano de execução e a meta é formar 700 educandos este ano. Em 2022, primeiro ano do projeto, foram alfabetizadas 1067 pessoas e 800, no segundo.
Além da meta, a coordenadora pedagógica e diretora do Sim, Eu Posso, Paula França, apresentou duas novidades: o aprimoramento da leitura e da escrita para aqueles que já são alfabetizados e o incentivo à continuidade do aprendizado, com a entrada nos ensino fundamental e médio, por meio de uma parceria com o PRÉ ENCCEJA – Preparação para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
“Nossas perspectivas são de erradicar o analfabetismo em nossa cidade e garantir que as pessoas ampliem seus conhecimentos, para isso estamos formando parcerias e oferecendo aprimoramento na leitura e escrita daqueles que já sabem assinar o nome”, explicou Paula França.
Para o chefe de gabinete da Presidência do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Victor Werner, que representou o presidente Claudio Gimenez, o processo de formação do corpo técnico do SIM, Eu Posso é fundamental, uma vez que são esses agentes que fazem a busca ativa pela cidade.
“A formação dos agentes acontece todo ano e é um passo muito importante, porque são eles que vão ao território, que sensibilizam, acolhem e apresentam a perspectiva de as pessoas saírem da situação de analfabetismo. São pessoas que não tiveram a chance de serem alfabetizadas na juventude e acabam ficando à margem da sociedade, com dificuldade de diálogo nessa sociedade tão digitalizada na qual a leitura e a escrita são tão necessárias. Nosso trabalho não é apenas alfabetizar, é proporcionar, através da aprendizagem, conhecimento e dignidade a todas as pessoas”, ressaltou.
Trabalhar para ter uma cidade constituída por pessoas exercendo plenamente sua cidadania e seus direitos é um exercício diário em toda a estrutura do governo municipal, e é este fato ressalta o secretário de de Economia Solidária de Maricá, Matheus Gaúcho.
“Instituir um programa que erradicasse o analfabetismo em Maricá é um sonho antigo da nossa do governo municipal, incluindo a nossa secretaria, antes mesmo da nossa gestão, e com a parceria do ICTIM estamos evoluindo para a realização desse grande projeto”, declarou o secretário de Economia Solidário de Maricá.
O Sim, Eu Posso é um projeto da Prefeitura, executado por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), que foi criado em 2022 e utiliza uma metodologia trazida de Cuba.