O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) recebeu as ilustres visitas do presidente da SBPC – Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência -, da qual o ICTIM é membro, Renato Janine Ribeiro, e de Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, professora, pesquisadora e tesoureira da SBPC, na última quarta-feira, 07/05/25. Ambos vieram conhecer os projetos, programas e o funcionamento do Instituto. Além da sede, os visitantes foram ver de perto as estruturas, os cursos e atrações oferecidos pelo Restaurante Escola e pela Incubadora de Cultura, e ficaram encantados com o que viram.
O Professor Janine destacou a importância de Maricá ser uma das poucas cidades do Brasil a ter uma autarquia que busca o desenvolvimento e novas matrizes econômicas, para garantir autonomia a longo prazo, por meio do fomento à tecnologia e à ciência.
“Fazia tempo que ouvia falar dessa iniciativa da Prefeitura de Maricá, no sentido de ter um instituto voltado para a ciência, tecnologia e inovação, uma coisa que poucos municípios do Brasil têm. Fiquei impactado positivamente por três questões de suma importância: o empenho em mudar a matriz econômica, o que é vital para uma cidade que tem grande parte do orçamento na exploração do petróleo, o que obviamente é algo fadado a terminar, portanto necessita que haja investimento em inteligência e em ciência para gerar novas vocações de emprego e de renda; o aspecto todo de qualificação das pessoas de Maricá e, particularmente, a formação em cinema, no setor audiovisual e cultural, sem deixar de lado tudo que o Restaurante Escola oferece. A SBPC fica feliz em ter o ICTIM como seu sócio institucional e espera que aprofundemos a cooperação”, declarou Janine.
A professora Ana Tereza fez coro sobre a excelência do trabalho do ICTIM e destacou o orgulho de Paolla Schietti, coordenadora nutricional do Restaurante Escola, em desenvolver atividades que transformam as vidas daqueles que fazem cursos do projeto.
“Fiquei encantada com os dois projetos, o Restaurante Escola e a Incubadora de Cultura, assim como com o que foi mostrado do Parque Tecnológico do ICTIM. No caso do Restaurante Escola pela qualidade dos cursos ofertados, que são importantes para a capacitação das pessoas da região e, especialmente, pela paixão da coordenadora Paola pelo que ela está fazendo, isso é reflexo do apoio que ela tem do ICTIM e da Prefeitura. O que ela está conseguindo na realidade é transformar a vida das pessoas do município, que passam a ter uma carreira para seguir a sua vida profissional de forma mais efetiva e feliz”.
Para o presidente do ICTIM, Claudio Gimenez, que fez questão de mostrar croquis e o andamento das obras do Parque Tecnológico, futura casa do ICTIM, além de fazer uma caminhada para apresentar um pouco de dois dos projetos, é fundamental que representantes de instituições como a SBPC venham conhecer as experiências e avanços propostos pelo Instituto para a população de Maricá, pois é uma forma de dar mais transparência a tudo que é desenvolvido no ICTIM.
“O ICTIM é sócio da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência desde 2022 e o interesse de representantes da Instituição em conhecer o trabalho que realizamos em Maricá é muito importante, porque mostra que os projetos criados para atender a população, garantir qualidade de vida por meio da autonomia econômica, tecnológica, social e ambiental, estão crescendo e ultrapassando os limites do município, do Rio de Janeiro e do Brasil. É parte do reconhecimento do trabalho que desenvolvemos diariamente, isso nos deixa motivados e felizes”, declarou Gimenez.