A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), recebeu nesta quinta-feira, dia 2, o vice-reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Benedito Adeodato. A reunião, que contou com a presença do vice-prefeito Diego Zeidan, teve o objetivo de discutir as primeiras tratativas sobre a construção de um polo de produção de alimentos saudáveis.
“É uma visita muito bem-vinda. Maricá hoje, em todas as políticas públicas que estamos fazendo, está construindo uma parceria forte com a UNIRIO. Que venham muitos bons frutos para a nossa cidade e para a nossa população”, afirmou o vice-prefeito Diego Zeidan.
O diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, destacou que a universidade é uma parceria em potencial da Prefeitura e que pode ajudar Maricá em diversos aspectos pela sua experiência em estudos inovadores.
“A UniRio tem conhecimentos técnicos muito importantes para os futuros clusters de alimentos saudáveis que são os bioinsumos, um laboratório de análise tátil, ou seja, de sabor e de sensibilidade e outras ações que já estamos conversando”, disse.
Ao longo da reunião, o vice-reitor foi informado por Diego Zeidan sobre as políticas públicas implementadas no município como o Renda Básica de Cidadania (RBC), o transporte Tarifa Zero, o programa Passaporte Universitário e o recém-inaugurado no bairro de Inoã o Restaurante Municipal Mauro Alemão, que oferta café da manhã e almoço a preço simbólico com foco na soberania alimentar da população.
“Fiquei muito feliz e satisfeito de ver a cidade vibrando e vendo que é um modelo de administração que é exemplo para outra cidade”, descreveu Bendito Adeodato.
Também presente no encontro, o secretário de Cultura Sady Bianchin citou o conhecimento da universidade com relação aos cursos direcionados à linguagem artística e cultural que podem agregar aos futuros projetos municipais no setor cultural. “Temos o Caminho das Artes, que engloba a Casa Darcy Ribeiro e queremos fazer a Escola de Artes, são projetos estruturantes que vão ficar como legado”, afirmou.