A parceria do ICTIM com as secretarias de Educação e Economia Solidária é uma iniciativa de desenvolvimento social voltada aos jovens estudantes
O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), por meio da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro, em parceria com a Secretaria de Economia Solidária e a Secretaria de Educação, realizou, nesta terça-feira (11/10), sua primeira formação para orientadores educacionais, assistentes sociais e psicólogos. Os profissionais formados ampliarão as potencialidades municipais na atenção e formação de jovens e adolescentes na educação tradicional.
O evento, realizado na Fazenda Joaquim Piñero, antiga Fazenda Ibiaci, no Espraiado, é uma iniciativa de desenvolvimento social pautado nos valores e princípios da economia solidária através da educação popular. “O Mumbuca Futuro será instrumento de estruturação das famílias dos jovens que nós vamos apoiar. Iremos ajudar aos que tiverem algum desejo ou que já tenham algum pequeno negócio, a estruturar seu pequeno negócio. Neste projeto nós queremos ajudar as famílias a se estruturar de forma consistente, auxiliando na capacidade de gestão do negócio”, ressaltou o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera.
No encontro, o gestor do projeto, Carlos Senna, explicou que o Mumbuca Futuro pretende realizar uma formação de jovens empreendedores, dando uma perspectiva de melhoria social e evolução de comunidade. “O projeto consiste em realizar formação de estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio em educação popular, organização popular, economia solidária, consumo consciente, comércio justo, agroecologia e soberania alimentar.
Segundo a coordenadora-geral do projeto Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro, Adriana Ribeiro, “o projeto pretende fomentar o sonho dos alunos oriundos da rede pública municipal, investindo no potencial que eles têm e no futuro deles, trabalhando matemática empreendedora. Queremos que o aluno tenha os sonhos e vá para a universidade levando esses sonhos junto com ele”.
Bárbara Franco, representante da Secretaria de Economia Solidária comemorou o retorno do projeto que precisou aguardar durante a pandemia. “Hoje tivemos a volta do projeto e trouxemos os orientadores educacionais. Eles serão os formadores que darão formação para os jovens, que por sua vez, serão multiplicadores nas escolas e no território. Estamos celebrando esse novo ciclo do programa”, celebrou.
O jovem vereador Hadesh também esteve no evento e elogiou a iniciativa. “O Mumbuca Futuro tem o desafio de fazer uma discussão pedagógica, apresentar uma nova perspectiva para nossa juventude para que a gente dialogue de fato. A escola precisa ser um espaço que a juventude queira ficar dentro dela e não só vá para assistir aula do professor o dia todo. Gostaria de parabenizar cada um que está aqui hoje. É importante para dar ao maricaense um tratamento mais humano e mais igualitário”, frisou Hadesh.
O lançamento da primeira formação de orientadores educacionais foi mais um passo para a implementação do projeto em fevereiro de 2023. Até o inicio do próximo ano letivo será construído um plano de ação que será levado para as escolas. Também esteve presente à formação o diretor de Economia Solidária da Codemar, Eugenio Soares.