Terça-feira (13/12) foi dia de colher jacas verdes dos produtores já mapeados pelo Horta em Casa – Maricá. A ação, que teve todo o apoio de suporte logístico do projeto, foi feita em conjunto com a empresa Açougue Vegano, que irá transformar a fruta em produtos veganos saborosos, como a coxinha de jaca.
Uma das vertentes do Bem-viver Alimentar, o Horta em Casa é um projeto da Prefeitura de Maricá, através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).
“O Bem-viver Alimentar tem como estratégia alcançar uma relação entre os fatores que interferem em parte da cadeia produtiva. A síntese disso foi a atividade executada. A compra foi realizada de forma direta, sem atravessador. Era a fruta saindo do pé e indo para o espaço de processamento, gerando renda para os produtores”, destaca o coordenador do Horta em Casa, Virlei da Silva.
A compra foi feita nos locais e diretamente com os produtores. Foram colhidas e vendidas 67 jacas no total, de três produtores dos bairros Espraiado, Bananal e Jaconé. Ao fim da colheita, toda a equipe do Horta em Casa foi conhecer a loja do Açougue Vegano, no Rio, mas em breve, a empresa se instala aqui em Maricá.
Veja aqui o vídeo produzido pela equipe do Horta em Casa!
Na gestão do Bem-viver Alimentar, o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez, identifica que a população de Maricá está receptiva em relação ao projeto e disposta a dialogar sobre a produção de alimentos saudáveis. “Maricá tem potencial para se tornar um grande polo produtor de alimentos saudáveis”, complementa.
A proposta de um ecossistema de alimentação saudável do Bem-viver Alimentar perpassa o aprimoramento de cultivos. As técnicas são do Horta em Casa, que visita moradores de Maricá que tenham interesse em produzir ou que já possuem algum tipo de produção de alimentos. Os interessados entram em contato via WhatsApp (21) 97278-8344, pelas redes sociais ou por indicações das pessoas que já tiveram contato com o projeto. É feito o cadastramento e, posteriormente, um dos técnicos da equipe, entra em contato para agendar uma visita ao local.