O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) participou nos dias 17 e 18 de maio do Vale do Café ITech, em Vassouras. Na sua 3ª edição, o evento é um encontro tecnológico híbrido e abordou o tema “TI como ferramenta de inserção econômica no interior do Estado do Rio de Janeiro”.
Durante os encontros os participantes discutiram com especialistas brasileiros e estrangeiros os aspectos tecnológicos, estratégicos e operacionais da indústria fornecedora de tecnologias.
O diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, e o diretor de Inovação e Científica, Cláudio Gimenez, participaram de uma sessão de negócios com todos os expositores, trocando ideias e fechando parcerias.
Gimenez comemorou o sucesso das parcerias e falou sobre o benefício desses eventos para os municípios.
“Ter o evento Vale do Café ITech é de fundamental importância para a região. É neste evento que temos a consolidação de parcerias, pois é um momento de ouvir experiências positivas de cada município e há uma troca entre os demais. Este tipo de evento agrega muito valor aos munícipios e a saída com algumas propostas consolidadas é o que ratifica efetivamente o sucesso do evento”, comemorou o diretor de Inovação e Científica do ICTIM.
Já no dia 18, Marcio Campos, participou da mesa de debate sobre o “Mercado profissional futuro” realizada no espaço TEC.
Campos debateu o mercado de trabalho com as tecnologias com o diretor da TI Rio, Paulo Millet. O moderador do debate foi o Prof. Dr. Newton Fleury. Durante o encontro, o diretor do ICTIM falou sobre o uso das tecnologias, na Educação, entre os jovens do interior do Estado do RJ.
“Os jovens do interior não tinham acesso ao remoto, ao online. Era uma realidade distante. O grande problema é copiarmos as soluções para um problema que não existe. As soluções que uma cidade do inteior importa são soluções que não se encaixam numa cidade grande.”
Esse evento tecnológico teve a proposta da geração de um “Ecossistema de Inovação” com objetivo da inserção da informática nas atividades econômicas dos municípios das regiões do Médio Paraíba, Costa Verde e Centro Sul com o objetivo de identificar quais os setores com o maior potencial de gerar resultados efetivos em curto prazo.
Foram levadas em consideração três vertentes. As vocações, com os setores que já estão desenvolvidos e que geram renda e emprego. O potencial da região com setores da tecnologia ainda não consolidados, mas com potencial de alavancar a economia. As tendências em investimentos públicos e privados para o Vale do Café.
O Vale do Café ITech é destinado aos setores com vocação científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural no estado fluminense. Direcionado aos representantes de entidades do setor de inovação, empresas sediadas nas regiões definidas com histórico relevante de atuação na área do evento e envolver, preferencialmente, além da participação de pesquisadores e empreendedores do Estado do Rio de Janeiro, convidados de outros estados e/ou outros países.
Em suas edições anteriores, o Vale ITech aconteceu em apenas um dia, com debates presenciais escolhidos pelas instituições onde o evento aconteceu. Já esta 3ª edição, teve uma proposta mais ampla, onde a interiorização foi o foco principal! As discussões realizadas, em conjunto com os participantes e convidados, se conectaram à criação de uma Agência de Desenvolvimento (ADII+) – Bureau of Business envolvendo o setor privado e, principalmente, a Comunidade Acadêmica das diversas escolas sediadas nas três regiões propostas.