Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!” promove ação oftalmológica

A erradicação do analfabetismo também passa pela garantia de plenas condições para que o cidadão alcance o objetivo. É com esse foco que o Sim, Eu Posso, projeto da Prefeitura de Maricá, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Economia Solidária, promove, a partir de hoje (17/4), uma ação oftalmológica para identificar os problemas de visão dos educandos vinculados ao programa.

A ação, que iniciou na sede da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias (Itaipuaçu), conta com equipamentos e especialistas oftalmológicos para a avaliação visual dos educandos que já estão em sala de aula. Nesta triagem visual, a sequência é a escolha da armação dos óculos que logo serão entregues aos educandos.

“Um dos grandes problemas no processo de aprendizagem é a dificuldade de enxergar. A ação visa sanar mais uma questão, possibilitando a identificação do problema oftalmológico e dando acesso aos óculos”, considerou o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

A educadora Marta Abreu Santos, 56 anos, faz coro à fala. Ela tem sentido que muitos alunos apresentam essa dificuldade durante as aulas. “A iniciativa é excelente porque muitos educandos têm dificuldade no aprendizado. Alguns usam óculos de camelô, porque não tem condições de comprar. Com a ajuda de um profissional, vão conseguir vencer essas barreiras”, disse a professora do Sim, Eu Posso, que também aproveitou para fazer o exame.

A educanda Elizabeth Guimarães da Silva Ramos, 37 anos, contou que precisou fazer uma escolha em casa. “Minha filha de 5 anos também precisou usar óculos e tive que pagar R$ 600 para a lente dela. Como não tinha condições de comprar também a armação, acabei dando a minha armação para ela e fiquei sem óculos”, relatou. Moradora do Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu, Elizabeth foi identificada com hipermetropia.

O processo acontecerá por distritos ao longo de quatro semanas, em locais de fácil acesso para os educandos, começando por Itaipuaçu (17/4, 19/4 e 20/4). Em Inoã, será de 24/4 a 27/4. Já no Centro, de 2/5 a 5/5 e 8/5. A ação se encerra em Ponta Negra, de 9/5 a 12/5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *