Com previsão de inauguração para outubro, iniciativa do ICTIM, por meio do projeto Bem-viver Alimentar, promove seminário para divulgar ações
O primeiro Restaurante Escola de Maricá abrirá as suas portas em outubro e, nesta quinta-feira (28/9), anunciou o nicho de cursos de qualificação profissional que serão oferecidos. Com a proposta de capacitar pessoas para o mercado gastronômico, a estrutura do estabelecimento está equipada para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade e com oportunidade de desenvolver experiência prática na área.
A iniciativa da Prefeitura de Maricá é desenvolvida pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), por meio do programa Bem-Viver Alimentar. O presidente da autarquia, Carlos Senna, e o diretor de Inovação e Científica, Cláudio Gimenez, visitaram as instalações do Restaurante Escola, acompanhados do diretor-presidente da Universidade Popular de Educação para a Sustentabilidade (Upes), Hélio Porto, parceira no desenvolvimento do projeto.
“O Restaurante Escola está pronto e sendo equipado para ser inaugurado pelo prefeito já em outubro. A gama de cursos que será oferecida e a estrutura de primeira qualidade visam trabalhar intensivamente esse mercado, formando profissionais na área de gastronomia e despertando o lado empreendedor deles”, ressaltou o presidente do ICTIM, Carlos Senna.
O restaurante oferecerá, inicialmente, 200 vagas em 10 cursos presenciais, que têm carga horária de 20h a 196h. São eles: confeitaria, barista, barman, cozinheiro, cozinheiro profissional, pizzaiolo, garçom, panificação, sommelier e maître. Cada qualificação abrirá duas turmas, sendo uma à tarde e outra à noite.
“A partir da capacitação técnica para o setor gastronômico, esse projeto desempenhará um papel fundamental na interação do Bem-Viver Alimentar com o munícipe, trazendo empregabilidade para Maricá”, ressaltou o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez.
Haverá, ainda, outros 60 cursos na modalidade à distância, sem limite de vagas. Aqueles que têm dificuldade de acesso à internet poderão realizar a formação no próprio Restaurante Escola, no espaço com computadores.
Para todos os cursos, a inscrição será online, sendo um sorteio randômico, e limitada a um CPF. É necessário ter, no mínimo, 18 anos e ser morador de Maricá.
Seminário
Com 84 participantes, o Restaurante Escola realizou o 1º Seminário de empreendedorismo voltado às práticas de alimentação saudável. No encontro, a chef Ana Paula falou sobre “Tempero da terra: identificação e preparo das panc’s (plantas comestíveis)” e a educadora alimentar Mônica Araújo tratou da parte de “Alimentação viva”, junto à nutricionista Cecília Beatriz.
Presente ao seminário, a estudante Ladyane Barbosa elogiou o encontro. “Iniciativas como essa são maravilhosas porque incentivam as pessoas a crescerem e a adquirir conhecimento que podem ser usados tanto para o trabalho, quanto para a vida também”.
O encontro foi seguido por uma roda de conversa com agricultores e empreendedores de Maricá. O Restaurante Escola está situado à rua Nossa Senhora do Amparo, nº 20, bairro Eldorado.