Alunos da Aldeia Mata Verde Bonita conhecem Empório I Piatti

Compartilhar

Alunos da Aldeia Mata Verde Bonita conhecem Empório I Piatti

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal Indígena Guarani Para Poty Nhe E Já, da Aldeia Mata Verde Bonita, localizada em São José do Imbassaí, conheceram, na terça-feira (5/12), as instalações do Empório I Piatti. O empreendimento é parceiro do Bem-viver Alimentar, projeto da Prefeitura de Maricá, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Na visita, a responsável pelo espaço, Suzi Clementino, recebeu os convidados com um delicioso brunch, junto à sua equipe e à nutricionista Lourici Soares Bittencourt, da Secretaria Municipal de Educação, que é também a responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Após um vídeo institucional mostrando o trabalho que acontece no Empório I Piatti, a criançada foi apresentada a uma mesa repleta de delícias saudáveis. Na degustação, nhoque de feijão guandu, arroz feito com farinha de aipim, panquecas, bolos, alimentos com taioba e um frango que levou no preparo os tomates orgânicos da Tomates do Brasil (Tobra), também parceira do projeto Bem-viver Alimentar.

A diretora da escola, Sarah Moura, agradeceu o convite e a aproximação com o projeto. “É uma grande oportunidade para as crianças conhecerem uma alimentação saudável, que é muito valorizada na Aldeia. Isso fortalece tudo o que eles já vêm fazendo na escola, a cultura deles. A escola é fundamentada na cultura Guarani, então nós trabalhamos tudo o que pode contribuir nesse contexto. Muitos chegaram aqui sem imaginar como é feito todo esse processo”, ressaltou a educadora.

Após visitarem as instalações da fábrica, parte do grupo colocou a mão na massa e preparou biscoitos em uma oficina muito divertida. Do outro lado, o segundo time participou de uma oficina de pintura de alimentos.

“É muito importante essa troca de energia de sabores e saberes, trazendo a Aldeia, a ancestralidade. Realmente precisamos disso, que é alimento para alma e para o corpo”, disse a empreendedora Suzi Clementino, comemorando o sucesso da atividade.

Participando da visita, também estiveram presentes a merendeira da escola, Iraci Nunes, a cacique Jurema e, representando a Diretoria de Inovação e Científica do ICTIM, a pesquisadora Renata Ferreira, além de pais e responsáveis das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *