Em seu primeiro ano de atuação, polo Ponta Negra acumula resultados positivos e histórias inspiradoras
“Graças a um projeto tão bem elaborado como o Qualifica, fiz o curso de Instalador Hidráulico Residencial e somando com algumas experiências que tinha na área, consegui um emprego de bombeiro hidráulico. Tenho incentivado mais pessoas a fazerem a qualificação com o meu depoimento”.
Essa é a história de Carlos Eduardo Camelier, aluno do segundo ciclo do polo Ponta Negra, do Qualifica Maricá. Formado no curso de Instalador de Hidráulico Residencial, antes de concluir as aulas, ele conseguiu um emprego na Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e agora atua nas obras de esgotamento sanitário do município.
O projeto da Prefeitura de Maricá, executado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e o Instituto Brasil Social (IBS), possui cinco polos, sendo o de Ponta Negra o mais novo entre eles. Em funcionamento desde maio deste ano, sua implantação atendeu ao pedido da população da região, que, agora, não precisa mais se deslocar para fazer um curso. Sua instalação também foi comentada pelo aluno:
“A criação do polo Ponta Negra foi ótima para mim, porque eu moro em Jaconé, então não era viável ir para o Condado ou outros polos. Por exemplo, agora estou fazendo o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, eu saio do trabalho e vou direto para lá e já estou praticamente dentro de casa”, completou o aluno.
Através da unidade, já foram oferecidas 450 vagas, distribuídas em um dos três cursos do polo, todos voltados para o setor da construção civil. São eles: Pedreiro de Alvenaria, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Instalador de Hidráulico Residencial. O número de matriculados, em três ciclos, é de cerca de 400 pessoas e o de formados, nos dois primeiros ciclos, ultrapassa as 150 pessoas, permitindo a mudança na história de cada uma delas.
“O Qualifica tem excelentes profissionais, dedicados a nos mostrar o caminho para ser um bom profissional. As aulas são completas e muito intuitivas. Tem pouco tempo que me formei em Eletricista Predial de Baixa Tensão e já estou exercendo a função. Agradeço ao professor Antônio que foi um grande instrutor e amigo e a todos os funcionários da unidade e ao secretário Bambam pelo excelente projeto em Maricá. Sou uma prova que o projeto é sério e abre portas para oportunidades”, disse Jefferson Santana, aluno do curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.
Prestes a iniciar mais um ano de atividade, os depoimentos comprovam a efetividade deste projeto que tem se tornado referência quando o assunto é qualificação profissional em Maricá.