A Prefeitura de Maricá abriu nesta quinta-feira (28/11) a segunda edição da Mostra de Inovação Cultural e Artística (MICA), um evento que movimenta o cenário cultural local e nacional, e acontece até domingo (1º/12) no Cine Henfil, no Centro. No primeiro dia foi exibido o filme “Malês”, com participação do ator e diretor Antônio Pitanga, autor da obra. A programação é diversificada, abrangendo cinema, games, Carnaval, além de trazer profissionais renomados e talentos locais.
A Mica é uma iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), por meio da Incubadora de Inovação Social em Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura. O presidente interino do ICTIM, Ciro Torres, destaca que a Mostra é valoriza a cultura local com intercâmbio entre os criadores e o público.
“Expandimos a programação para oferecer mais oportunidades de aprendizado e interação. A parceria com a Incubadora de Inovação Social em Cultura reforça nosso compromisso com a economia criativa e traz novas perspectivas para a cidade, criando um espaço de inovação e colaboração”, afirmou.
Antonio Pitanga, renomado ator brasileiro, conhecido por sua vasta carreira no cinema, na televisão e no teatro, afirmou que os cursos de cinema desempenham um papel fundamental na formação de profissionais qualificado-os para a indústria cinematográfica e audiovisual. “É muito gratificante poder estar em uma cidade que fomenta o cinema e a cultura. Fazer Malês aqui foi sensacional pois tive o apoio do prefeito, secretários e das secretarias, além de poder contar com diversos artistas negros da cidade”, disse.
Para Tatiana Andrade, que é uma das servidoras mais antigas do ICTIM e que participou do filme, a experiência foi única. “Foi maravilhoso participar do filme, foi uma coisa que eu nunca imaginei na minha vida. O sofrimento, e você pensa no seu antepassado, que sua avó, seu avô passou, né? Foi uma coisa muito emocionante”, comentou.
Dando continuidade ao sucesso da primeira edição, a MICA promete atrair os maricaenses e realizar uma imersão em cultura, conhecimento e diversão.
“A MICA Maricá 2024 é um espaço de conexões, um convite à criatividade e a experiências inovadoras. É o momento em que apresentamos ao público, principalmente à população maricaense, as produções desenvolvidas dentro da Incubadora. É quando convidamos a todas, todes e todos a embarcarem nos universos da economia criativa através do game, do Carnaval e do cinema”, ressalta Mariana Figueiredo, gerente-geral da Incubadora em Cultura.
No auditório do Cine Henfil serão realizados seminários e palestras com grandes profissionais dos eixos trabalhados na Incubadora, abordando temas como as formas de distribuição e exibição de filmes, realidade virtual na era dos metaversos e indústria do Carnaval e sustentabilidade.
No espaço, também, serão exibidas as diferentes Mostras do cinema: na Mostra MICA, curtas-metragens produzidos por estudantes de diferentes estados do país concorrem a prêmios e apresentam suas produções para o grande público; na Mostra Incuba Cine, o público será o jurí, escolhendo seus favoritos entre as produções dos desenvolvedores da Incubadora de Inovação Social em Cultura; na Mostra Universos Brilhantes, filmes que estão sendo exibidos nas telonas estarão disponíveis no cinema público de Maricá. Grandes produções como Wicked e A Arca de Noé estão entre os longas confirmados.
A Tenda Criativa, montada na lateral do Cine Henfil, trará atividades da Maricá Filmes, do Game e do Carnaval.
Na Gamezone, uma área dedicada aos jogos contará com simulador de montanha russa, videogames, fliperamas, jogos em realidade virtual e jogos inéditos, produzidos pelos desenvolvedores do eixo game do projeto.
Pelo espaço dedicado ao Carnaval, os parceiros Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e o bloco Ilê Aiyê realizarão atividades que levarão o público a uma imersão nas suas histórias, mergulhando no encantador universo do Carnaval, com a produção de adereços e maquiagem.
No espaço da Maricá Filmes, grandes nomes do cenário cinematográfico participarão de rodas de conversas, sobre diferentes temas, que prometem despertar o interesse e promover debates, com destaque às produções da plataforma.
Sobre Malês
Malês é um longa dirigido por Antonio Pitanga e conta com o roteiro de Manuela Dias. A narrativa é baseada em fatos históricos, onde retrata a Revolta dos Malês, a maior revolução da história organizada por negros escravizados na Bahia, em Salvador durante 1835, levantando pautas contra o racismo extremo e à intolerância religiosa. A insurreição mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão. Após a revolta não gerar um bom resultado, os manifestantes e responsáveis da organização foram duramente punidos e a represália contra os negros no Brasil só aumentou desde então.
Serviço
* Data: 28/11 a 1/12
* Horário: 13h30 às 20h30
* Local: Cine Henfil
* Endereço: Rua Alferes Gomes, nº 390, Centro – Maricá/RJ