O eclipse lunar, da madrugada do dia 14 de março, não mexeu apenas com os corações apaixonados, seu ponto mais alto foi atrair centenas de pessoas em plena madrugada para o Planetário de Maricá, um dos equipamentos criados pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Enquanto em muitos pontos da cidade as pessoas não conseguiam visualizar o fenômeno em sua dimensão devido às condições climáticas, no Planetário a visão era límpida. Graças aos equipamentos ofertados aos presentes, assim como à dedicação e à capacidade do corpo técnico do Planetário.
“Eventos como a observação do eclipse no Planetário de Maricá são essenciais para despertar o interesse pela ciência e aproximar a população do conhecimento astronômico. Ver centenas de pessoas reunidas para esse momento especial reforça nossa missão de tornar a educação acessível e inspiradora para todos. Isso tudo só acontece graças à prefeitura de Maricá e ao ICTIM, por confiar na competência do INAC para administrar esse projeto”, afirmou Júlio Hessel, Presidente do INAC.
Para driblar a nebulosidade do céu, foi realizada uma transmissão ao vivo direto do Observatório Nacional e projeções da lua em tempo real – tanto na parte interna quanto na externa. Na Cúpula, onde as pessoas se juntaram para acompanhar o eclipse, também foram realizadas sessões sobre constelações e, para completar a experiência, os cerca de 300 participantes, além de utilizarem telescópios, binóculos e lunetas, tiveram acesso à informações detalhadas sobre o fenômeno, receberam orientações de como usar os equipamentos de observação corretamente, sobre as diferenças entre eles, visitaram a sala de exposição e ainda simularam as sensações dos astronautas, no espaço, por meio do uso dos óculos de realidade virtual.
Com o empenho de toda a equipe do Planetário, os participantes puderam ter uma experiência educativa, lúdica e memorável.
“Gosto muito de acompanhar eventos naturais e de cultura. Quando soube que haveria exibição do eclipse lunar aqui, corri para cá para assistir e tive minhas expectativas superadas. A equipe do Planetário é ótima, foi tudo muito organizado, tranquilo e o espaço é maravilhoso, declarou José Rogério Figueiredo, trabalhador do Instituto de Geografia da UERJ.
Para o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez, é essencial que a população de Maricá se apodere cada vez mais de todos os projetos e equipamentos pensados e administrados pelo Instituto, e concretizados pela Prefeitura de Maricá, que são públicos e feitos para todos.
“Entre nossos objetivos está democratizar o acesso aos diversos campos da ciência, a astronomia é um deles, e fazer com que a população da nossa cidade usufrua dos projetos e equipamentos do ICTIM. As pessoas saírem das suas casas, em uma noite nublada, para acompanhar um fenômeno natural no Planetário, mostra o impacto do Instituto na vida delas. Isso indica que a meta em que nossos projetos alcancem toda a sociedade de Maricá, com a percepção do que estamos realizando nos aspectos sociais, tecnológicos e de integração com nossos munícipes, está acontecendo. Isso nos motiva a trabalhar e investir cada vez mais por essa integração”, declarou.