Com foco no método de plantio orgânico, o Bem-viver Alimentar estimula e subsidia a produção de alimentos locais de Maricá, como banana, jaca, guandu, aipim e abóbora. Seu objetivo consiste em levar à mesa do cidadão maricaense uma alimentação mais saudável, bem como desenvolver um ecossistema cooperativo local no qual produtores possam comercializar seus produtos com empresas parceiras e com o serviço público, possibilitando que qualquer um contribua com essa rede e consiga uma fonte de renda complementar.

Junto ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), o projeto envolve os seguintes parceiros:

Empório I Piatti

O Empório I Piatti é o resultado da soma de saberes e sabores. Sua maior motivação é unir pessoas e experiências gastronômicas, construindo memórias, oferecendo qualidade e inovação com dedicação e afeto. No Bem-viver Alimentar, capacita, cria oportunidades de empregos e absorve a produção local com a compra de insumos que servirão de base para a produção de alimentos sem glúten, a serem fornecidos no cardápio das escolas do município. Em setembro de 2023, um total de 18 produtos do Empório I Piatti receberam o Selo de Inspeção Municipal (SIM). Emitido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, o SIM certifica e garante a qualidade dos alimentos produzidos.

Serviço

Endereço: Rodovia Vereador Oldemar Guedes Figueiredo, nº 148, Ubatiba – Maricá/RJ (Localização).

E-mail: contato.emporioipiatti@gmail.com.

Instagram: @emporioipiatti.

Telefone: (21) 96752-8755.

Tomates do Brasil (Tobra)

Empresa com o propósito de otimizar o sistema de cultivo de orgânicos protegidos, a Tomates do Brasil (Tobra) visa melhorar e adaptar sementes de frutos como tomate, pepino e berinjela às condições climáticas de Maricá. No Bem-viver Alimentar, promove a integração entre agrônomos israelenses e técnicos locais para auxiliar no plantio e seleção das variedades testadas em estufas. Com especialização em agricultura familiar, seu escopo também inclui a disseminação de tecnologia e inovação na região com o objetivo de tornar Maricá o maior centro nacional de produtividade em cultivo orgânico protegido.

Serviço

Endereço: Rua Oscarino Francisco da Costa, Área 1B, Pindobal – Maricá/RJ. (Localização)

Site: https://www.tobra.com.br/.

E-mail: agrisustech@gmail.com.

Instagram: @tobra.tomatesbrasil.

Facebook: /tomatesdobrasil.

Telefone: (21) 99903-6571.

Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar)

A Cooperar contribui para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do município fomentando a organização social e fortalecendo a construção de processos que promovam os direitos humanos e elevem a consciência da sociedade. No Bem-viver Alimentar, é responsável pelo projeto Horta em Casa, que busca estimular e desenvolver a agricultura urbana em Maricá por meio do acompanhamento e assistência técnica aos produtores locais, bem como pelo apoio àqueles interessados em implementar uma horta em seu quintal e produzir alimentos saudáveis.

Serviço

Endereço: Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa, Qd. 47, Lt. 4, Casa 2, Eldorado – Maricá/RJ (Localização).

Site: https://cooperar.org.br/.

E-mail: comunicacaomarica@cooperar.org.br.

Instagram: @hortaemcasamarica.

Facebook: /hortaemcasamarica.

Telefone: (21) 97278-8344.

Restaurante Escola

Projeto social que promove capacitação técnica em gastronomia, segurança alimentar e cidadania, o Restaurante Escola é uma iniciativa realizada em parceria com a Universidade Popular de Educação para a Sustentabilidade (Upes) e tem por objetivo a formação de mão de obra qualificada para o mercado gastronômico de Maricá. Com o propósito de capacitar futuros empreendedores e líderes na área, o estabelecimento ofereceu inicialmente 70 cursos, 10 na modalidade presencial, com 200 vagas, sendo estes: confeitaria, barista, barman, cozinheiro, cozinheiro profissional, pizzaiolo, garçom, panificação, sommelier e maître; e 60 na modalidade à distância. Para se inscrever, será necessário ter, no mínimo, 18 anos e ser morador de Maricá. O Restaurante Escola foi inaugurado no dia 8 de fevereiro de 2024.

Serviço

Endereço: Rua Nossa Senhora do Amparo, nº 20, Eldorado – Maricá/RJ (Localização).

E-mail: upes.sustentabilidade@gmail.com.

Instagram: @restaurante_escola.

Telefone: (21) 98062-8604.

Açougue Vegano

Um açougue sem carne! Esta é a alma do Açougue Vegano, a primeira rede de franquias vegana do Brasil com receitas exclusivas que conquistaram a preferência de veganos, vegetarianos e curiosos que buscam novas experiências e sabores únicos. No Bem-viver Alimentar, busca melhorar índices de desenvolvimento social por meio da geração de emprego, de renda e de apoio ao desenvolvimento educacional profissionalizante, tudo voltado para o manuseio de jaca, aipim e banana como matéria-prima para a produção de alternativas à carne animal. As instalações do galpão do Açougue Vegano em Maricá estão em fase final de obras.

Serviço

Endereço: Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, C5, Calaboca, Inoã – Maricá/RJ (Localização).

Site: https://acouguevegano.com.br/.

E-mail: michelle@acouguevegano.com.br.

Instagram: @acougueveganomarica.

Telefone: (21) 99526-6534.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Em fevereiro de 2023, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) assinaram um contrato com a intenção de desenvolver uma Encomenda Tecnológica para a produção de cogumelos comestíveis, como shitake e shimeji. O projeto se dará a partir do estabelecimento de um laboratório em Maricá e da instalação de estufas em residências que serão escolhidas após inscrição e seleção pelo Horta em Casa. A iniciativa contará com o apoio do Banco Mumbuca para o seu financiamento e os participantes receberão equipamentos, infraestrutura e insumos para o desenvolvimento das culturas.

Contribuindo também com o projeto Bem-viver Alimentar, estão: a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e as Secretarias Municipais de Trabalho, Economia Solidária, Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, assim como a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Em 2022, as empresas parceiras do projeto foram expositoras na Expo Maricá e na Feira das Profissões, o que permitiu construir um contato mais próximo da população maricaense.