ETEC Respiradores Não Invasivos
Durante a pandemia de Covid-19, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) desenvolveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa Nativa da Coppe/UFRJ, a Tracel LTDA, um respirador mecânico não invasivo para auxiliar os pacientes acometidos pelo vírus SARS-CoV-2.
Com cabos acoplados ao respirador, o equipamento se assemelha a um capacete de astronauta. Ao inseri-lo sobre a cabeça do paciente, não há necessidade de intubação, que é uma técnica invasiva. O respirador mecânico gera pressão e joga oxigênio dos cilindros diretamente para dentro dos pulmões do paciente.
O município de Maricá é sócio na patente da Encomenda Tecnológica, que foi validada e aprovada em testes no laboratório do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara e do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Em novembro de 2021, em uma cerimônia realizada no Cine Henfil, 250 capacetes foram entregues para equipar os Hospitais Municipais Dr. Ernesto Che Guevara e Conde Modesto Leal.
O desenvolvimento da solução foi concluído após essa entrega, porém, pesquisas continuam sendo executadas para aperfeiçoamento do aparelho, que se encontra em aguardo de liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção em uma fábrica localizada em Maricá. Os capacetes serão comercializados e o município terá royalties sobre o processo.