Laboratório Central Dr. Francisco Rímolo Neto (Lacen-Maricá)
O Laboratório Central Dr. Francisco Rímolo Neto (Lacen-Maricá) foi inaugurado em 25 de maio de 2020. Pioneiro no estado do Rio de Janeiro e exclusivamente dedicado ao diagnóstico de Covid-19, ele surgiu por meio dos esforços conjuntos do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para implementar um laboratório de diagnóstico molecular que auxiliasse o município no enfrentamento da pandemia.
À época, a proposta era estruturar um ambiente capaz de aliar assistência e pesquisa científica, dando tanto agilidade na realização de exames de detecção de SARS-CoV-2 quanto suporte a estudos epidemiológicos e inovação tecnológica. Montado com equipamento de ponta e uma equipe especializada, o Lacen-Maricá começou com capacidade de processamento de 100 exames diários e alcançou a marca de 500 exames no auge da pandemia. Hoje, o laboratório já realizou mais de 30 mil exames PCR gratuitos.
Dentre os projetos científicos que são realizados no Lacen-Maricá, destaca-se a Pesquisa Sentinela, que desde 2020 faz o mapeamento epidemiológico da Covid-19 na população e fornece informações que auxiliam nas ações de enfrentamento à pandemia nos distritos de Maricá. Em 2021, os dados obtidos pela Pesquisa Sentinela foram publicados na PLOS ONE, revista científica importante no cenário internacional. Atualmente, o projeto acaba de encerrar o ciclo de coleta de dados de 2022 e em breve mais um artigo científico será publicado.
O Lacen-Maricá também colabora com outros institutos de pesquisas nacionais e internacionais. Essas parcerias já produziram três artigos científicos, que abordam desde a descoberta de uma nova variante de SARS-CoV-2 até o desenvolvimento de kits de diagnóstico de Covid-19, como o teste rápido de antígeno.
Para o futuro, o laboratório tem o objetivo de ampliar o número e tipos de exames oferecidos. Além do SARS-CoV-2, serão realizados exames de diagnósticos para Dengue, Zika, Chikungunya, Influenza e outras viroses que afetam principalmente crianças. Adicionalmente, o Lacen-Maricá fará parte do projeto de implementação do Laboratório de Biotecnologia de Maricá (Labiomar), um complexo de laboratórios de inovação biotecnológica que oferecerá cursos de pós-graduação em parceria com universidades públicas e que atrairá startups que desenvolverão produtos para o município, como kits de diagnósticos e vacinas.
Serviço
Endereço: Rua Clímaco Pereira, nº 375, Centro – Maricá/RJ (no Posto de Saúde Central).
Telefone: (21) 2634-1590.