Programa de Iniciação Científica (PIC)
Construir uma proposta de cidade inteligente e conectada envolve a revisão das genealogias do território, o estímulo à cultura científica e o estabelecimento de diretrizes, incluindo diagnósticos, com a perspectiva de que o conjunto de ideias cumpra seu objetivo final: ser útil à sociedade.
O Programa de Iniciação Científica (PIC) nasceu em 2022 com esse propósito, fruto de uma parceria entre o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), a Secretaria Municipal de Educação e a Escola de Governo de Maricá (Emar).
O PIC propõe o primeiro contato dos alunos contemplados pelo Passaporte Universitário, projeto de inclusão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação ação que custeia a graduação de milhares de alunos em diversas áreas do conhecimento, com o universo da pesquisa acadêmica. Destaca-se que a iniciação científica do programa ultrapassa a simples produção de um projeto de pesquisa e a sua execução, abrangendo também outras experiências com o intuito de proporcionar bagagem em cidadania, estimulando que os participantes possam propor soluções inovadoras para os problemas do município, bem como seguir uma trajetória como pesquisador ou outra opção profissional que os permita contribuir para o desenvolvimento local.
Os participantes são selecionados a partir de um edital e precisam atender às suas exigências para serem classificados. Alguns requisitos são a construção de um plano de trabalho, apresentação do Currículo Lattes e o comprometimento em relação à disponibilidade de tempo para dedicação ao projeto. Como objeto de estudo, o PIC prioriza demandas e áreas importantes para à Estratégia Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Emcti) e à Política de Inovação do ICTIM, como Saúde, Cultura, Sustentabilidade, Meio Ambiente e Educação.
No âmbito do programa, os projetos são elaborados a partir de encontros presenciais e remotos entre orientadores e orientandos. Em 2022, a primeira edição contou com 48 orientandos de graduação e 14 orientadores, dentre mestres e doutores que são servidores do município. Os participantes realizaram palestras em escolas da rede pública, frequentaram eventos, feiras e exposições promovidos pelo município, como a Expo Maricá e a Feira das Profissões. No mesmo ano, um artigo sobre o PIC foi publicado nos Anais do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG – INOVARSE), disponível em: CNEG2022. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos orientandos dessa edição podem ser consultados no site do ICTIM, pelo link: pesquisas de 2022.
No ano de 2023, o PIC iniciou sua segunda edição com 56 orientandos e 14 orientadores. No dia 25 de maio de 2023, aconteceu uma Aula Magna que contou com a presença da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader.
Em 2024, o PIC esteve presente na Expo Maricá.