Programa Institucional de Pesquisa Aplicada (Pipa)

Em desenvolvimento, o Programa Institucional de Pesquisa Aplicada (Pipa) foi pensado para orientar, planejar, executar e acompanhar as atividades científicas do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Até o fim do ano, ao se tornar parte integrante da estrutura regimental da autarquia, os trabalhos realizados em seu âmbito terão como objetivo o fomento à produção científica, colaborando também para o avanço do conhecimento territorial sobre Maricá.

Seu propósito será promover a realização de estudos que gerem impacto no município, bem como incentivar a participação em atividades dos servidores e funcionários do ICTIM, incluindo aqueles que integram as iniciativas da autarquia, desde que possuam um diploma de graduação como titularidade mínima. O funcionamento do programa se dará por meio de grupos de trabalho compostos por líderes e agentes de pesquisa, podendo contar com a colaboração temporária de pesquisadores externos com cargos ou não no município.

O Pipa promoverá a pesquisa pública como parte indispensável da atuação do ICTIM, e contribuirá tanto para o cumprimento da Estratégia Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Emcti) quanto para o da Política de Inovação da autarquia, instituída pela Portaria nº 0011/2021. Nesse sentido, para incentivar a cultura científica no município, as suas produções serão custeadas integralmente pelo ICTIM, que estabelecerá convênios com instituições interessadas e compartilhará os resultados das pesquisas com o público por meio de publicações em revistas, participação em congressos e divulgação em outras localidades.

Registro da Aula Magna do Programa de Iniciação Científica (PIC), com a presença da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader