Evento reuniu 80 alunos do curso de Nutrição da Universidade de Vassouras
O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) recebeu, na última quinta-feira (15/9), na sede Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, localizada em Itaipuaçu, mais uma palestra do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O debate, desta vez, teve como tema “O be-a-bá para abrir um negócio de alimentação de forma segura” para os alunos do curso de Nutrição da Universidade de Vassouras.
“Esses eventos são importantíssimos para os nossos estudantes. São momentos de conhecer mais sobre os projetos da cidade, ouvir casos de sucesso, além de aumentar o conhecimento ouvindo palestras de pessoas tão capacitadas. Não foi o primeiro e com certeza não será o último. Seguiremos engajados em ajudar e capacitar o cidadão maricaense”, garantiu o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera.
A palestra do Sebrae foi ministrada pela especialista em alimentação e gestora dos projetos de alimentação Fora do Lar do Sebrae, Louise Nogueira. Os alunos também puderam conhecer sobre o projeto Bem-viver Alimentar e o trabalho dos parceiros, como o Felipe Brito, da Tomates do Brasil, o Ricardo Barbosa, da Cooperar, e a nutricionista Vivian Soares, do Açougue Vegano.
Também participaram do evento, que contou com a mediação do colaborador do ICTIM, Oswaldo Baliano, o gestor da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, Francisco Andrade, o diretor de Tecnologia, Marcio Campos, o analista de Negócios do Sebrae Leste Fluminense, Leonardo Martin, a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Vassouras, Nayara Peixoto, a pesquisadora do ICTIM, Renata Ferreira, e a subsecretária de Educação de Maricá, Bárbara Sabadin Bueno.
O diretor de Tecnologia, Marcio Campos, estava animado com o ótimo encontro na incubadora de inovação social de base Tecnológica. “A proposta da incubadora é exatamente ser uma catalisadora da demanda dos projetos do ICTIM, este foi o caso do projeto Bem-viver Alimentar. Aos poucos, vamos articulando os atores do projeto com o território. Tivemos a chance de promover o encontro e a cooperação entre as empresas do projeto e os alunos do curso de Nutrição da Universidade de Vassouras. Uma oportunidade ímpar de estabelecer pontes entre o projeto, a empresa e a academia. Em breve, estaremos visitando os laboratórios e projetos da Universidade de Vassouras. Em outras oportunidades vamos estabelecer novas pontes de cooperação territorial. Uma tarde extremamente produtiva. Vamos em frente.”
Para Francisco Andrade, gestor da Incubadora, os eventos são uma forma de materializar os projetos desenvolvidos pelo ICTIM via Incubadora. “No evento em questão, as palestras foram fundamentais para estimular o empreendedorismo na área da nutrição, a partir de uma palestra ministrada pelo Sebrae; e apresentar o projeto do Bem-viver Alimentar para a sociedade civil, tendo em vista que diferentes atores do projeto participaram, como Cooperar, Açougue Vegano e Tomates do Brasil”, comemorou.
Após a maratona de muito trabalho com o Açougue Vegano no Rock in Rio, Vivian Soares fez questão de participar do evento e conversar com as futuras nutricionistas de Maricá. “É importante para a empresa participar dessas palestras. Nós estamos abrindo uma fábrica aqui e vamos precisar dessas nutricionistas. Iremos em breve abrir vagas de estágio e futuramente emprego e queremos o nutricionista maricaense trabalhando conosco, pessoas daqui. É importante subir cada degrau, para conquistar a carreira que almeja”, destacou Vivian que ainda trouxe coxinha de jaca para degustação.
Aluna do curso de Nutrição, a confeiteira Raquel Marques, da Crisalida Confeitaria, apresentou sua experiência enquanto empreendedora na área da alimentação e enriqueceu a palestra com seus relatos pessoais, emocionando os presentes.
Ao fim do evento, os alunos ganharam brindes, desconto e ainda puderam concorrer a uma bolsa de estudos do curso de inglês Yes, unidade Itaipuaçu.