Atuação de Maricá durante a pandemia conquista publicação de artigo científico nos EUA

Compartilhar

Os desdobramentos da pesquisa Sentinela Covid-19 foram publicados pela revista Plos One

A atuação de Maricá durante a pandemia da Covid-19 ganhou mais um destaque importante. O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) conquistou a aprovação de um artigo científico sobre os estudos realizados durante a pesquisa Sentinela Covid-19 Maricá.

O artigo intitulado ‘COVID-19 Population-based Survey in Maricá, Brazil: The impact of vaccination in viral incidence” (Pesquisa de Base Populacional COVID-19 em Maricá, Brasil: O impacto da vacinação na incidência viral) é a compilação das análises feitas e da comprovação dos resultados observados durante a pesquisa Sentinela Covid-19, realizada pela Prefeitura de Maricá, através do ICTIM e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A pesquisa, que impediu o aumento da doença em Maricá, teve seus desdobramentos detalhados e exemplificados no artigo que foi publicado pela revista virtual Plos One e poderá contribuir para os estudos de toda comunidade acadêmica.

São avaliados no artigo os três ciclos de estudo, com um total de 1.134 indivíduos, durante maio a agosto de 2021, quando, comprovadamente, ocorreu uma queda após a vacinação. Mesmo durante a introdução da variante Delta em Maricá, os dados apresentados comprovam o uso de vacinas para diminuição da incidência associada ao Sars-CoV-2.

A Plos One é uma revista interdisciplinar respeitada, de acesso livre, lançada em 2006 pela organização sem fins lucrativos Public Library of Science (Plos), e cobre principalmente pesquisa primária de qualquer disciplina na área da Ciência e Medicina.

Para o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, a cidade serve de exemplo positivo em políticas de Saúde pública no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. “O mapeamento virológico foi importante para impedir o aumento da Covid-19 em Maricá e agora poderá servir de exemplo e estudo em outros locais.”

Coordenador da pesquisa, o biólogo Carlos Senna comenta que Maricá se destacou pela iniciativa. “Maricá foi um dos poucos municípios do país que realizou busca ativa do Coronavírus no seu território. O monitoramento de dados populacionais na pandemia de Covid-19 foi e segue sendo de fundamental importância para acompanhamento do ritmo da doença e cenário epidemiológico na comunidade. Parabenizo a todos os envolvidos na pesquisa e ao prefeito Fabiano Horta por acreditar na Ciência”, destacou Senna, chefe de gabinete do ICTIM.

A eficácia da vacinação, segundo o virologista Amilcar Tanuri, que é consultor do ICTIM e coordenador técnico da pesquisa, foi comprovada no artigo que foi publicado. “Mais uma vez, as pesquisas mostram a importância da vacinação e o artigo é a prova desta evidência. Os números demonstram que a vacina freou o número de casos. A vacinação é o caminho!”, garantiu Tanuri.

O subsecretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, também atribui à vacinação, a queda dos casos da Covid-19 na cidade. “Comparando os anos de 2020, 2021 e 2022, é possível ver claramente a capacidade que as altas coberturas vacinais têm em evitar casos graves, internações e óbitos. Entre o grande número de casos novos, a sua imensa maioria foi entre não vacinados ou com esquema vacinal incompleto.”

A publicação do artigo, bem como o projeto como um todo, reforça também a quebra do preconceito com os municípios do interior do estado, visto que uma ciência mais descentralizada nos permite conhecer melhor os cenários das cidades gerando conhecimento e informação para ações. “A busca do tratamento e da cura das doenças que acometem a humanidade impõe aos organismos envolvidos da Saúde e da Ciência e Tecnologia e Inovação a realização permanente de estudos e pesquisas, especialmente, no campo da medicina”, completou Velho.

O mundo inteiro enfrentou uma pandemia sem precedentes, mas Maricá conseguiu se planejar e agir, protegendo e cuidando dos maricaenses. Acompanhar de perto os afetados pelo coronavírus, monitorando e orientando essas pessoas diminuiu as filas de espera de hospitais e as mortes pela doença. Essa conduta ganhou destaque até mesmo fora do Brasil.

O artigo, sobre os estudos realizados nas primeiras etapas da pesquisa, pode ser conferido, em inglês, no site https://journals.plos.org/plosone.

Atualmente, a pesquisa Sentinela Covid-19, em sua terceira etapa, segue avaliando os impactos da Covid-19 na população, na qual são realizados testes de detecção do novo coronavírus e também dos vírus causadores de gripes (Influenza A e B).

Confira o artigo na íntegra aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *