Maricá discute empreendedorismo solidário no Seminário ‘Fomenta Cine’

Compartilhar

Evento realizado nesta quinta-feira (04/04) abordou a indústria criativa. Foram apresentados filmes produzidos no município

A Prefeitura de Maricá realizou nesta quinta-feira (04/04) um seminário dedicado ao empreendedorismo solidário para o audiovisual. O ‘Fomenta Cine’ abordou temas relacionados à indústria criativa do cinema e foram realizadas rodas de conversas com produtores e atores, onde foram apresentados trailers de três filmes produzidos em Maricá, com cenários, figurantes e desenvolvedores formados na Incubadora de Inovação Social em Cultura.

Realizado na Casa de Festas Diamond, em Ponta Grossa, o seminário foi idealizado pela Secretaria de Economia Solidária, com o apoio da Incubadora de Inovação Social em Cultura — projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS) —, e da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais.

A secretária de Economia Solidária, Andrea Cunha, destacou que o seminário foi criado para discutir a indústria do cinema, que tem na cidade o suporte da Incubadora onde são oferecidos cursos de audiovisual e todo equipamento necessário para produção de filmes e documentários.

“Hoje falamos para vocês, os interessados, os artistas, os cineastas, os profissionais para fortalecer ainda mais a indústria do cinema em Maricá”, afirmou Andrea.

Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM, reforçou a importância da integração com os diversos setores para aumentar a produção cinematográfica na cidade.

“Temos uma plataforma de streaming, que será lançada em breve, e ficará disponível para produções do cinema, além da mão de obra especializada para que o colaborador de Cultura permaneça no município”, ressaltou.

Também participaram do seminário, os secretários Leandro Dasilva (Cultura) e José Alexandre de Almeida (Promoção e Projetos Especiais); o assessor especial da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, Carlos Senna; além de profissionais da indústria cinematográfica.

Filmes produzidos em Maricá

Após a cerimônia, a primeira mesa de debate trouxe os produtores e cineastas que estiveram em Maricá nas produções de longas-metragens para falarem sobre suas experiências. Presentes, a produtora e cineasta da Flora Filmes, Carolina Paiva, e o diretor e produtor do filme “Veias Abertas”, Fernando Mamari – também foi exibido trechos da obra “Não quero te perder”, com o ator Jackson Antunes no papel principal, interpretando uma pessoa com o Mal de Alzheimer.

Carolina Paiva gravou e produziu todo o longa-metragem Subúrbio, que narra a história de quatro jovens no ano de 1998 entre o morro e o asfalto, em Maricá. Foram utilizados cenários naturais da cidade, além de técnicos e figurantes da Incubadora de Inovação Social em Cultura.

“Rodamos 100% em Maricá com imagens dos bairros Flamengo e Araçatiba, da comunidade Risca Faca (Inoã), em praias, cachoeiras e lagoas. Usamos a Casa de Cultura como base para figurinos, utilizamos 50% de técnicos locais e alunos da escola de cinema também participaram do filme. Aqui tem todos os elementos para virar um polo de cinema com técnicos e profissionais capacitados”, destacou a cineasta, acrescentando que o longa-metragem tem apoio do ICTIM, da Codemar e Banco Mumbuca.

Outra mesa trouxe a temática “Por que investir no setor audiovisual?”, sob mediação da produtora Mariana Neder. No debate, a experiência do cineasta e roteirista cubano, Antonio Molina; do cineasta, diretor e roteirista Lúcio Aguiar; e do produtor, diretor e sócio-fundador da Tambellini Filmes, Flávio Ramos Tambellini.

Edital da Finep

Durante o seminário, o assessor especial da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, Carlos Senna, anunciou que será lançado, em breve, um edital no valor de R$ 125 milhões com chamada pública para financiamento de projetos de preservação, divulgação e restauração de acervos históricos e culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *