Prefeitura de Maricá fortalecendo a cultura jovem e do audiovisual

Compartilhar

Parceria entre Incubadora de Inovação Social em Cultura e projeto Papo na Laje dá voz à população e fomenta cultura audiovisual

Em mais uma ação visando o desenvolvimento da cultura e da valorização da população de Maricá, a Prefeitura de Maricá, através da Incubadora de Inovação Social em Cultura — um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS) —, celebra uma parceria inovadora para o setor cultural e audiovisual, com o projeto Papo na Laje.

Existente há três anos, o Papo na Laje tem o objetivo de valorizar iniciativas locais, através da realização de programas de entrevista, feitos em comunidades, com representantes das cidades por onde passa. Tendo duas temporadas concluídas e exibidas no Youtube, o projeto chega a Maricá para a gravação da terceira e quarta temporadas. Essa parceria prevê a utilização de mão de obra local, unindo esforços para a promoção da cultura, o desenvolvimento socioeconômico e a valorização dos talentos da juventude maricaense. 

“O Papo na Laje é mais um projeto inovador, projeto já em início de atividade, em início de execução, que nos traz uma perspectiva tanto para o ICTIM, quanto para a Incubadora de Cultura e para a Prefeitura de Maricá de retorno com relação às expectativas dos jovens, com relação à perspectiva de vida, perspectiva social, cultural, com relação ao seu futuro. É fundamental conhecermos quais são as intenções, quais são os objetivos desses jovens que são moradores das periferias. Dar voz a esses jovens é fundamental para conseguirmos planejar, organizar melhor a nossa sociedade, junto à Prefeitura de Maricá, junto às ações do ICTIM e da Incubadora em Cultura. Então, ficamos muito felizes com o início do projeto, já com os primeiros resultados para estarmos disponibilizando para a população de Maricá”, ressalta Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM.

Entendendo que o audiovisual desempenha um papel central na valorização da cultura, permitindo que histórias sejam contadas, identidades sejam celebradas e sonhos se tornem realidade, a parceria pretende dar voz e espaço à população de Maricá. Nas primeiras gravações, foram reunidos jovens e representantes dos seus bairros para falar sobre os diferentes projetos locais, como o Horta Agroecológica, Moeda Social, Políticas Públicas de Audiovisual para a Juventude e Ciência, Tecnologia e Inovação em Maricá. 

“O Papo na Laje é um projeto bastante único, que leva o debate social e cultural para dentro das comunidades, dando voz àqueles que fazem nossa sociedade girar lá na base, no “dentro para fora”. A parceria com a Incubadora de Inovação Social em Cultura nos leva a uma nova fase de diálogos com as periferias. Estamos animados com essa mistura que tem por principal objetivo, dar voz e espaço à população maricaense”, considera a gerente-geral da Incubadora em Cultura, Mariana Figueiredo

Nesse sentido, a parceria tem como propósito o intercâmbio entre jovens que acreditam no próprio território e se esforçam para construir experiências de valorização e transformação da própria realidade. 

Serviço

A exibição dos episódios será feita através do canal do Youtube do projeto, nas datas abaixo destacadas:

Moeda Social Mumbuca – 11/4
Horta comunitária – 18/4
Incentivo à pesquisa e políticas para a juventude – 25/4
Audiovisual – 2/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *