Projeto de qualificação profissional da Prefeitura de Maricá, abre inscrições para preenchimento de 1.375 vagas

Compartilhar

Com oferta de novos cursos, Qualifica Maricá inicia o ciclo de 2024 com centenas de oportunidades para o maricaense se preparar para o mercado de trabalho

Sendo uma referência no cenário de qualificação profissional, o Qualifica Maricá, projeto da Prefeitura de Maricá, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e o Instituto Brasil Social (IBS), iniciará, nesta sexta-feira (12/4), o período de inscrições para o preenchimento de 1.375 vagas nos cursos de qualificação profissional. Deste quantitativo, 30% das oportunidades são destinadas exclusivamente para participantes dos programas sociais da prefeitura e para pessoas com deficiência.

Nesta fase, o projeto traz novidades para o cidadão de Maricá com a inclusão de novos cursos, como o Assistente de Logística, para quem deseja aprender sobre controle de operações do setor em empresas, Projetista de Móveis, voltada para quem deseja aprender a elaborar móveis em prancheta e em softwares específicos (2D e 3D), entre outros. Ao todo, serão 16 modalidades de cursos voltadas para o mercado de trabalho, renda e empreendedorismo, distribuídos nos cinco polos do projeto. 

“O Projeto Qualifica, que já formou mais de 4 mil alunos no município de Maricá, um dos mais exitosos do ICTIM, está com inscrições abertas e na expectativa de atendimento das novas demandas de mercado, gerando novas oportunidades de qualificação para atendimento das demandas empresariais e aumento da possibilidade de inserção mais rápida no mercado de trabalho através dos cursos com maior aplicação de tecnologia e inovação. Venham conhecer o Qualifica e os seus cursos”, destacou o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez.

São oportunidades para todos os níveis de escolaridade, a partir do ensino fundamental incompleto. Com duração total de três meses e carga horária que  varia de 160 a 280 horas/aula, os cursos oferecidos trazem opções em áreas de atuação como setores da informática, construção civil, entre outras.

“Iniciar esse novo ciclo, com mais oportunidades e novos cursos, demonstra a preocupação que a Prefeitura tem em qualificar a nossa população. Estamos preparando profissionais capacitados para concorrer às oportunidades que estão vindo para a nossa cidade e para fora dela”, reforçou Alessandro Coutinho, secretário municipal de Trabalho.

A inscrição para o Qualifica Maricá deverá ser realizada através do site www.qualificamarica.com.br e acontecerá a partir de 12/4, às 9h, e seguirá até o dia 23/4, às 23h59. Para se inscrever, é necessário possuir documento de identificação civil, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, compatível com o curso desejado. Os interessados deverão escolher a opção que se enquadre nas suas aspirações e interesses profissionais, fazer a inscrição online e aguardar o resultado do sorteio, no dia 24 de abril, para realizar a matrícula, no seu polo de escolha. 

Todas aulas serão ministradas presencialmente, por instrutores qualificados e experientes, em um dos cinco polos do projeto (Centro, Condado, Inoã, Itaipuaçu e Ponta Negra), tendo início no dia seis de maio. 

Sobre o Qualifica Maricá 

Qualifica Maricá é um projeto do município de Maricá que iniciou em 2022 e promove a oferta de cursos de qualificação profissional, com duração de três meses, visando o aumento das chances de inserção e reinserção no mercado de trabalho e a possibilidade de se tornarem empreendedores na região. 

Desde o seu lançamento, foram oferecidas 7.500 vagas, distribuídas em seis ciclos.

Cronograma
Período de inscrição: de 12 de abril, às 9h a 23 de abril, às 23h59;
Sorteio e divulgação do resultado: 24 de abril;
Período de matrícula dos sorteados: 25 de abril e 26 de abril;
Verificação de disponibilidade de vagas: 29 de abril; 
Período de matrícula para aproveitamento de vagas: 29 de abril a 3 de maio; 
Início das aulas: 6 de maio.

Endereços dos polos do Qualifica Maricá
Centro – Rua Barão de Inoã, nº 500;
Condado – Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, Km 31;
Inoã – Rua dos Mamoeiros, Lote 12 – Quadra 02;
Itaipuaçu – Avenida Carlos Mariguella, nº 160;
Ponta Negra – Avenida Antônio Carlos Jobim, nº 225.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *