Programação foi marcada por trocas de experiências e reuniões com autoridades locais
Uma comitiva do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), autarquia da Prefeitura de Maricá, participou de encontros com autoridades e pesquisadores na Argentina, esta semana. O encontro teve o propósito de selar um ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, com trocas de experiências entre os países em busca de parcerias para um futuro próximo.
O presidente da autarquia, Carlos Senna, esteve acompanhado do diretor de Inovação e Científica, Cláudio Gimenez, e do pesquisador Ricardo Harduim. A primeira agenda foi no Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), vinculado à Secretaria Nacional de Desenvolvimento Produtivo, na segunda-feira (26/6), sendo recebidos pelos diretores do Centro de Tecnologias em Saúde e Descapacidade, Horacio Canevaro e Mario Aguilar, e pelo diretor de Biotecnologia do Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Gabriel Sternik, entre outros.
A entidade, localizada em Buenos Aires, promove o desenvolvimento da indústria federal por meio de inovação e transferência de tecnologia. Na agenda, visitaram a Planta de Processos do Centro de Biotecnologia, Investigação e Desenvolvimento, localizada no Parque Tecnológico Miguelete.
Ainda no mesmo dia, o presidente e o diretor do ICTIM se encontraram com Gabriela Müller, CEO do Grupo Brasil, na capital argentina, dialogando com a missão da instituição brasileira, sendo iniciadas tratativas da participação de empresas argentinas e brasileiras no desenvolvimento de relações bilaterais e no fortalecimento do mercado regional em inovação.
“Tivemos uma agenda de encontros produtivos e percebemos o quanto Maricá tem sido destaque fora do Brasil também. Maricá compartilha uma visão comum de promover o progresso científico e tecnológico em soluções às questões sociais, assim como a Argentina. Tivemos a oportunidade de dividir nossas realizações e aprendizados, enquanto absorvemos conhecimentos valiosos de suas próprias iniciativas inovadoras em diversos projetos estruturantes que terão impacto no desenvolvimento social e econômico da cidade”, disse Carlos Senna.
No segundo dia da agenda (27/6), os representantes da autarquia foram a Gualeguayachú, cidade na província de Entre Ríos.
Em reunião com o prefeito Esteban Martin Piaggio, Senna apresentou os projetos do ICTIM, destacando as iniciativas com foco no território, como o projeto Bem-viver Alimentar e a Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro.
“Durante o encontro, trocamos informações sobre as diferentes políticas que Gualeguaychú tem em relação ao Plano Alimentar Saudável, Seguro e Soberano, também aquelas referentes ao Plano de Energia Sustentável, e todas as ações que têm a ver com cidades sustentáveis e ecológicas, um caminho que Gualeguaychú adotou”, explicou o prefeito Esteban Martin Piaggio e acrescentou: “Temos certeza de que há um caminho e é continuar aprofundando ações de cooperação para o desenho de políticas públicas que tenham como eixo o desenvolvimento de novas tecnologias a serviço de toda a nossa comunidade”.
Presentes à reunião, também, a vice-prefeita Lorena Arrozogaray, o secretário de Desenvolvimento Social, Ambiente e Saúde, Martin Roberto Piaggio, e Alejandro Ratti, da Diretoria de Indústrias e Manufacturados do INTI, entre outras autoridades. O evento se estendeu ao longo do dia, com trocas de informações sobre a atuação política e experiências com arranjos produtivos, executados pelos municípios, que possuem diversas características comuns.
No último dia da missão (28/6), o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez, se reuniu na Estância “República das Crianças” do Governo Nacional Argentino, em La Plata, com membros do Ministério de Desenvolvimento Agrário da Província de Buenos Aires. A atividade visou selar a criação de um Ecossistema Cooperativo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Cone Sul, em negociação com os diretores Emiliano Cucciufo (Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural), Ezequiel Wainer, (Inovação Tecnológica), Cecilia llabres (Relações Internacionais) e Valeria Lejido (Planejamento e Cooperação Internacional).
“Todas as reuniões que realizamos foram extremamente proveitosas, uma delas foi no INTI, que é um desenvolvedor de soluções para problemas, desde obstáculos cotidianos em atendimento a um PCD, a questões estratégicas de alta tecnologia com energia nuclear. Este é um exemplo de toda troca que pode ser realizada pelo ICTIM e o INTI. Em todos os encontros descobrimos sinergia entre o que já realizamos, produzimos, e o que é objeto de estudo na Argentina, em conformidade ao que fazemos em Maricá”, compartilhou o diretor do ICTIM, Cláudio Gimenez.
Por fim, encerrando a missão oficial, o senador Eduardo Vischi recebeu o diretor em seu gabinete para tratar sobre iniciativas culturais. O senador se interessou pelo trabalho da Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto desenvolvido pelo ICTIM em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, destacando o contexto da indústria do Carnaval, com cursos e oficinas de capacitação para profissionalizar os munícipes maricaenses.
Segundo o senador, diversas cidades argentinas têm apostado no Carnaval, como um modelo de economia criativa e cultural, fazendo com que os projetos implementados pelo o ICTIM se tornem algo que possa fortalecer, estimular e expandir a Cultura, resultando no entendimento da arte e do Carnaval como instrumento de transformação social.