Prefeitura cria comissão para mapeamento de agricultores locais

Compartilhar

Iniciativa integra projetos do município

Promovendo soluções através da transversalidade entre os setores da administração pública, a Prefeitura de Maricá, a partir da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, criou uma Comissão de Mapeamento para Unificação do Banco de Dados dos Agricultores de Maricá. Como uma iniciativa que fomenta o desenvolvimento de um ecossistema cooperativo, os representantes, que tiveram o segundo encontro na terça-feira (27/6), deliberam sobre sua atuação no município e o desenvolvimento de soluções na catalogação dos agricultores.

No grupo, além da Secretaria de Agricultura, a participação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), da Assessoria Especial de Parcerias Público Privadas e Serviços Concedidos (AEPPPSC), da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com a subsidiada Biotec Maricá, do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Emater Rio).

Representando a Diretoria de Inovação e Científica do ICTIM, a pesquisadora Renata Ferreira apresentou as formas de atuação e as soluções do projeto Bem-viver Alimentar na cidade. “É muito importante que se conheça o território, para que esse ecossistema comece a ganhar vida e se constitua no município. O nosso objetivo é desenvolver a economia local através da agricultura familiar, que é o que traz a alimentação saudável para a mesa da população”, destacou.

Participando da reunião, o coordenador de Processos e Projetos da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Carlos Eduardo Airosa destacou a importância da ação de catalogação dos dados. “Essas reuniões são muito importantes para substanciar projetos de Lei, para fazermos o estudo de impacto orçamentário e, sobretudo, para que todos os setores caminhem juntos, com uma política pública muito bem desenhada.”

Kikah Monteiro, da Assessoria Especial de Parcerias Público Privadas e Serviços Concedidos (AEPPPSC), fez coro à fala, considerando que a comissão tem papel fundamental para que o governo oriente as políticas públicas em convergência às necessidades dos agricultores.

“Os elementos que vocês estão executando são fundamentais. A administração indireta está realizando diversos projetos que vão impactar nas políticas que estão desenhadas para os próximos quatro anos, e esses dados são essenciais. Nós estamos aqui representando o gabinete institucional do prefeito para nos unir, para sabermos o que está sendo feito, precisamos ir in loco, e obter os dados para anexar aos projetos de lei e encaminhar ao legislativo, com bastante organização e totalmente integrado entre a administração pública”.

Ainda no encontro, Savana Cecília Cordeiro, diretora de Sustentabilidade da Biotec Maricá, apresentou os principais projetos desenvolvidos pela empresa de soluções biotecnológicas sustentáveis.

A reunião teve a presença da secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, Salete Da Dalt, Igor Ferreira, e Vitor Hugo Oliveira, do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), Walter Gomes, da Biotec Maricá, Eugênio Castro, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Emater Rio), e Edwiges Macedo, da Fábrica de Desidratados Prefeito Édio Muniz.    

Para o próximo encontro, a comissão discutirá o processo de elaboração do formulário de estudo territorial de produtores locais e dará início às tratativas para uma futura Audiência Pública com os atores que serão beneficiados pelas iniciativas dos projetos da Prefeitura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *