Na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “ICTIM de Portas Abertas” apresenta projetos que desenvolve no município

Compartilhar

Evento contou com oito palestras sobre as produções e iniciativas da autarquia

A agenda da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Maricá trouxe o “ICTIM de Portas Abertas”, uma iniciativa para apresentar produções e iniciativas do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Aberta ao público, a atividade contou com oito palestras no auditório da autarquia, no Centro, nesta sexta-feira (20/10).

“Ciência, Tecnologia e Inovação são tópicos que precisam ser debatidos com maior frequência. Diante disso, o ‘ICTIM de Portas Abertas’ foi pensado para fazer com que a população de Maricá conheça o que o município está produzindo em seu território, mas também para que compreenda que a Ciência é construída pelo ser humano e faz parte do nosso dia a dia”, comentou o diretor de Tecnologia da autarquia, Marcio Campos, na abertura do evento.

Os pesquisadores Sérgio Mesquita e Thiago Erthal abriram a programação apresentando os painéis “As tecnologias como ferramentas de resgate de nossas humanidades” e “O papel do Estado na proteção dos bens culturais”, respectivamente. Em seguida, a gerente-geral da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro, Rayanne de Medeiros, abordou o tema “Pensando o desenvolvimento territorial de Maricá: O trabalho da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro nos territórios”.

Ela explicou como o programa contribui para o avanço de políticas públicas na Educação, inclusive combatendo a evasão escolar. “Nós pensamos a Economia Solidária enquanto um instrumento de transformação. Em Maricá, esse conhecimento é uma ferramenta que não está apenas no
campo teórico, por meio da educação popular, nós o levamos para as escolas e os territórios, com o objetivo de promover uma mudança de consciência e apoiar a jornada de aprendizagem dos nossos educandos”, ressaltou.

Outro painel foi “Inovação, Cultura, Audiovisual: Trajetória da MICA e seus resultados empreendedores e inclusivos”, trazido pela gerente-geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo. Na explanação, a abordagem sobre as ações de fomento à economia criativa que desenvolve a partir do foco nas indústrias de Carnaval, cinema e games.



Saúde, alimentação e mundo do trabalho: pesquisadores compartilham suas experiências

À frente da edição do Programa de Iniciação Científica (PIC) 2023, o pesquisador Raja Khalil apresentou a palestra “Iniciação Científica como ferramenta de transformação”. No painel, ressaltou a importância do
projeto. “O PIC une servidores de Maricá com alunos contemplados pelo Passaporte Universitário, cidadãos que enfrentam os problemas diários da cidade. Juntos, por meio da pesquisa científica, essas pessoas podem buscar soluções para o município”, comentou.

Consultor do ICTIM, o médico virologista Amílcar Tanuri compartilhou sua experiência no campo profissional com a palestra “Meus 18 anos de trabalho na África, no combate à AIDS”. Aos presentes, Tanuri falou sobre sua trajetória.

“Minha paixão pela Ciência começou quando ganhei meu primeiro kit de laboratório. Com o tempo, me envolvi no desafio de combater o HIV na África, onde pessoas não tinham acesso a testes e existia uma curva de aumento da propagação do vírus.

Em Moçambique, contribuí para a implementação de testes com diagnóstico rápido e aprendi a não me intimidar com a dificuldade das situações”, compartilhou.


Renata Ferreira, pesquisadora do ICTIM, trouxe o tema “Projeto Bem-viver Alimentar: Impulsionando a transição econômica sustentável em Maricá”, divulgando os estudos realizados para a construção de um ecossistema cooperativo territorial para promover no município, com o apoio de parceiros, uma alimentação mais saudável para a população.


Encerrando a programação, o pesquisador Eduardo Jangutta e a assistente social Rita Marcos Silva apresentaram a palestra “Qualifica Maricá: o que observamos a partir dos resultados da pesquisa socioeconômica”. No painel, as estatísticas que podem ser úteis à implementação de novas
políticas públicas alinhadas à Estratégia Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (Emcti).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *