Maricá promove a primeira edição do Rio Info no município

Compartilhar

Fórum foi realizado em parceria com um dos maiores eventos nacionais de Negócios e Tecnologia

Na programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Maricá sediou a sua primeira edição do Rio Info, na quinta-feira (19/10). Explorando as dinâmicas que surgem com a inovação tecnológica pelo tema “Inovação sem Fronteiras: Inteligência Artificial, Tecnologia e Sociedade”, o evento foi idealizado pela Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com o Instituto Maayan.

O encontro foi organizado com o maior fórum do país para Negócios e Tecnologia, o Rio Info, que reúne pessoas para discutir os avanços em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no contexto do empreendedorismo.

Marcando sua estreia em Maricá, quatro painéis foram apresentados: “Bitcoin e Inteligência Artificial: Da Ciência à Prática”, “Curadoria de Inovação em Maricá”, “Convênios Institucionais como Facilitadores da Inovação: TI Rio, Instituto Maayan e Coppe” e “Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade”.

“Ao introduzir um ambiente que estimula a sinergia entre os setores acadêmico, empresarial e civil, como o Rio Info Maricá, podemos aprofundar o ecossistema de inovação que está sendo construído no município, fazendo com que a cidade se torne um local propício para o desenvolvimento de projetos, negócios e oportunidades”, explicou o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez, na abertura do evento.

A edição contou com o apoio do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio) e do Riosoft. Para o diretor-geral do Rio Info e também vice-presidente do TI Rio, Alberto Blois, o evento abriu portas para possibilidades futuras.

“O resultado do encontro foi muito positivo para a construção de uma parceria duradoura entre as instituições e o ICTIM. Em 2024, já temos uma previsão para realizar dois novos encontros”, comentou.

Também parceiro na realização do Rio Info Maricá, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, citou a importância de fomentar debates de CT&I no município.

“Tive a oportunidade de levar o Rio Info para Duque de Caxias, onde realizamos uma edição no Museu Ciência e Vida, e de participar da edição em Teresópolis, à época como presidente do ICTIM. Trazer um debate como esse para cá permite que a cidade se engaje em discussões alinhadas às políticas públicas que estão sendo desenvolvidas, possibilitando a troca de conhecimentos e ideias”, complementou.

Maricá busca protagonismo no setor

Ao longo de 2023, o município tem marcado presença em diversos fóruns de CT&I, já tendo participado de congressos como o MIT Reap in Rio, sediado na cidade do Rio de Janeiro, a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Hidrogênio, em Maricá, e o MIT Reap Impact Summit, nos Estados Unidos.

No Rio Info Maricá, o diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, citou a importância de conectar pessoas, instituições e conhecimentos para proporcionar uma transformação local que tenha como foco o cidadão, pontuando como exemplo o trabalho que vem sendo feito junto ao Passaporte Universitário, por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC).

“São essas conexões que dão sentido a tudo isso. Ao invés de ser exportadora de gente e de futuro, assumimos o papel de uma importadora de gente que gera conhecimento. São pessoas da cidade pensando os desafios e trazendo soluções para o território”, ressaltou.

A própria Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, localizada em Itaipuaçu, tem sido destaque na produção de conhecimento e, por isso, segundo a coordenadora do polo, Chris de Itaipuaçu, foi escolhida para sediar a primeira edição do Rio Info Maricá no município.

“Estamos trabalhando em iniciativas que visam tornar Itaipuaçu um distrito importante para o empreendedorismo. Aqui, temos um grande potencial a ser explorado, e a realização de eventos como esse não só valoriza a região, como nos possibilita participar ativamente da rede de inovação que está sendo desenvolvida”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *